Sessão Solene na Câmara Municipal da Serra homenageou doadores sangue

Com o objetivo de reforçar a reserva dos bancos de sangue, o vereador Gedeão Enrique Svensson fez uma Sessão Solene na última sexta-feira (25), na Câmara Municipal da Serra e homenageou os doadores de sangue.

                                                                                                                 

A comemoração é fruto de um Projeto de Lei do vereador Gideão, que instituiu a data. “A escolha do dia 25 de novembro tem como objetivo reforçar a reserva dos bancos de sangue, considerando que nos meses de dezembro a fevereiro há uma redução drástica nas doações, pois é um período de férias e festas. Ao mesmo tempo, é quando há aumento no número de acidentes, elevando a demanda por sangue. Nossa finalidade é incentivar a doação voluntária de sangue para aumentar o número de doadores e, assim, superar a carência deste insumo fundamental aos serviços de saúde em todo o Brasil”, disse o vereador. 

A doação de sangue no Brasil ainda é uma situação crítica que precisa ser combatida. Segundo o Hemoes menos de 2% da população brasileira é doadora de sangue e, desse total, 60% doa porque alguém próximo precisou. Para conscientizar a população sobre essa necessidade e homenagear quem já é praticante dessa ação, o vereador Gideão promoveu no ultimo dia 25, no plenário da Câmara Municipal, uma sessão solene para comemorar o Dia Municipal do Doador Voluntário de Sangue, celebrado nessa data.

Para doar, o candidato passa por uma avaliação clínica e só doará sangue se estiver em boas condições de saúde. É obrigatória a apresentação de documento original de identidade com foto, dentro do prazo de validade, emitido por órgão oficial.

Homens podem doar sangue até quatro vezes por ano, a cada 90 dias, ou com intervalo mínimo de 60 dias se houver necessidade de doação para reposição. Já as mulheres podem fazer doação até três vezes por ano, a cada 120 dias, ou com intervalo mínimo de 90 dias.

                                                                                                   

 

 

                                                                                                        

 

                                                                                                        

 

 

 

                                                                                                   

 

Homenageados:

 Adilson Martins do Nascimento - Antônio José de Souza - Antônio Marcos Eler Luz - Aucélio de Souza da Silva - Cintia Coimbra da Rocha - Edmilson Pereira Barbosa - Edivaldo de Souza Lima - Eloá da Silva Dias - Fabiana Almeida de Paula de Souza, Francisquelinda Lucinda Fiel, Geraldo Pedro de Alcântara, Ilza  Maria Hilkes, Ivan dos Santos Vicente, Izaque Souza Rodrigues], Jeovanilda Jacomine Scaquete, Joelma Pereira Santos, Luana Amaral dos Santos Quirino, Lucéia Menon Rodrigues, Luma Francys Borges Loyola, Maria Aparecida Stinghel Ramos, Ronaldo de Souza Costa, Rômulo Costa Amigo Ramos. Na ocasião o vereador Sabino indicou o nome de Ester Mendes da Silva também ser homenageada. 

 

 

 

Luciene Costa - Assessora de Comunicação - CMS

27 – 3251 8300 - 27 - 999473645 - 

Acompanhe ao vivo pelo site as sessões da CMS

Horarios da Sessões – Segunda e quarta-feira de 18 as 21 horas.

http://www.camaraserra.es.gov.br/

Data de Publicação: segunda-feira, 28 de novembro de 2016