23 de janeiro de 2017 às 00h00.

O Vereador PASTOR AILTON protocolou junto a Câmara Municipal da Serra, Projeto de Lei que “Institui a semana da conscientização política do município de Serra, ” tendo como data referencial o dia 25 de março que é o dia da ´´Constituição Política do Brasil.

O objetivo é aproximar jovens estudantes da realidade dos trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura e Câmara Municipal, bem como, das diversas secretarias existentes nos dois Poderes, fazendo com que jovens estudantes adquiram uma visão cidadã e política, tornando-se futuros eleitores e agentes políticos conscientes e comprometidos com o processo democrático de nosso Município e nosso País.

Nesta semana as escolas da Rede Municipal de ensino fundamental promoverão ciclos de palestras e atividades sobre formação política a ser dirigida aos alunos de forma clara e objetiva, levando ao conhecimento dos estudantes as efetivas funções dos agentes políticos do município, tanto nas esferas do Poder Executivo, quanto do Poder Legislativo.

A educação política é uma das grandes carências na formação do povo brasileiro. Não aprendemos como funciona o poder público, o processo eleitoral, quais as funções dos homens públicos.

A Semana vai possibilitar a conscientização dos estudantes sobre a importância da política e do voto consciente já que há algumas décadas nosso país passa por um processo de despolitização da sociedade.

A corrupção nasce do desinteresse da sociedade nas questões políticas, pois não há uma fiscalização intensa da sociedade perante aos governantes e aos representantes no legislativo. Se como cidadãos interessados, estiverem próximos desses representantes, a administração pública, que necessita de mecanismos de controle social intenso, se tornaria mais transparente. Se existe corrupção é porque a fiscalização está branda, e se essa fiscalização está branda é porque existe o desinteresse da população.

Os jovens são a força motriz de uma nação, se eles se desinteressam pela vida política de seu país, o controle do estado ficará sempre com as grandes oligarquias políticas que sempre beneficiaram seus grupos políticos, sem pensar no bem-estar da sociedade.

Texto - Gabinete do Vereador Pastor Ailton PSC - (27) 3251-8322

FanPage -  Câmara Municipal da Serra - ES