Projeto de Lei que prevê um caixa para atendimento em Braile foi protocolado pela Vereadora Cleusa Paixão (PMN)

30 de janeiro de 2017 às 00h00.

Sacar dinheiro, fazer transferências, depósitos, consultas a extratos e saldos. Essas entre tantas outras movimentações bancárias podem gerar dúvidas e confusões aos correntistas. Agora imagine a situação de quem necessita fazer as mesmas transações e não enxerga? Além de obstáculos estruturais a vencer durante o percurso até os bancos, deficientes visuais vêm "esbarrando" na falta de acessibilidade em muitas agências bancárias no Município da Serra.

A Vereadora Cleusa Paixão (PMN), protocolou na manhã desta segunda-feira (30), o Projeto de Lei para que torne obrigatório as agências ou postos de atendimento bancários, instaladas no município serrano, a manter pelo menos um caixa eletrônico com a opção de atendimento em braile para a utilização de deficientes visuais. “Andei pesquisando sobre o assunto e segundo dados da Organização de Saúde (OMS) 10% da população brasileira são portadores de deficiência, sendo 0,5% desta portadora de deficiência visual, num total aproximado de 700 mil cidadãos no país. Se todos nós temos que ter direitos iguais, vejo neste Projeto de Lei um atendimento justo para com os deficientes visuais. Isso é uma atitude de cidadania”, explica a Vereadora.

De acordo com o artigo primeiro do PL ficam as agências bancárias no município da Serra do Estado do Espírito Santo obrigadas a instalar no mínimo, um caixa eletrônico por agência ou atendimento bancário, com teclas para leitura em braile, sonorizada com adaptação de fone de ouvido, para utilização pelo deficiente visual.

Cleusa explica ainda que a única forma de os deficientes terem uma vida semelhantes à das pessoas consideradas normais, é que o ambiente deles seja o mais parecido com os demais. “São cidadãos, trabalham, pagam impostos e contribuem para o crescimento do país, eles precisam ser valorizados e terem acessos fáceis as informações”.

Cego há três anos em decorrência da diabetes, Rinaldo José dos Santos, 43 anos, relatou para a Vereadora o incômodo que é ter que depender de alguém para ir ao banco. "Nem sempre nossos familiares têm tempo ou se dispõem a nos acompanhar até as agências. Além do mais, tem que ser alguém de confiança, pois, hoje em dia, até pessoas que enxergam caem em golpes na boca do caixa", afirmou.

Segundo Rinaldo nenhum banco possui linguagem em braile nas teclas. “A tecnologia por um lado ajuda e por outro atrapalha no nosso caso, já que a maioria dos caixas eletrônicos têm tela touchscreen. Eu perdi a visão com 40 anos, já conheço e tenho uma ideia sobre os sistemas, mas fico imaginando a dificuldade de quem nunca enxergou", concluiu.

Texto: Ubirajara Netto – Assessor de Imprensa Gabinete da Vereadora Cleusa Paixão (PMN)

[email protected]  - 3251-8327

FanPage Câmara Municipal da Serra - ES