Dia Mundial da Água

Aqui na Câmara de Vereadores também foram adotados alguns procedimentos para a conscientização dos servidores e funcionários, que trazem muita economia. Uma das medidas foi colocar presilhas nas torneiras automáticas das pias dos banheiros, assim o tempo que essa torneira ficar ligada ainda é menor que o usual normal, fazendo com que se tenha uma economia significativa. Também foram afixadas em todos os banheiros placas indicativas com instruções e avisos sobre o uso de água.

22 de março de 2017 às 00h00.

Hoje quarta-feira (22) é celebrado o Dia Mundial da Água, uma data marcada por eventos que visam conscientizar a população, o poder público e as empresas sobre a necessidade de se economizar e tratar adequadamente este precioso bem.

A Presidente  Neidia Maura Pimentel (PSD), explica que já tomou medidas para economia de água na Câmara da Serra. "Aqui na Câmara de Vereadores também foram adotados alguns procedimentos para a conscientização dos servidores, que trazem muita economia. Uma das medidas adotadas foi colocar presilhas nas torneiras das pias dos banheiros, pois assim o tempo de caída da água será menor, o que irá gerar economia significativa. Também foram afixadas em todos os banheiros placas indicativas com instruções e avisos sobre o uso de água". Há também um Projeto de Lei de autoria da Presidente Neidia, em que se dispõe sobre a divulgação da frase “COMBATE AO DISPERDICIO DE ÁGUA POTÁVEL” no âmbito do município da Serra. “A divulgação da frase referida nesta Lei deverá ser feita por meio de placas indicativas, faixas ou cartazes em locais visíveis e nos sites da Prefeitura e da Câmara Municipal da Serra".

Hoje no palácio Anchieta aconteceu um evento onde foram divulgados os projetos que contribuem com o meio ambiente no Espírito Santo. Entre as iniciativas que foram apresentadas, estava o lançamento do Plano Estadual de Recursos Hídricos.

No Brasil, os Ministérios do Planejamento e do Meio Ambiente irão aproveitar a data para a divulgação de novas tecnologias para o uso consciente da água . Será montado em Brasília um protótipo do projeto Salta-Z, que é um filtro alternativo para o tratamento de água, muito utilizado nas comunidades rurais. O projeto foi criado na região Norte com o objetivo de providenciar água potável a comunidades ribeirinhas. Segundo o governo federal, o sistema é composto por carvão ativado de ossos bovinos, pedriscos, areia e por um clorador que realiza a desinfecção da água, tornando-a apta para consumo humano. O custo é 25% menor do que o de um filtro tradicional.

Segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas), cerca de um bilhão de pessoas em todo o mundo não têm acesso a um abastecimento adequado. Ou seja, não têm à disposição pelo menos 20 litros diários de água a uma distância de até um quilômetro. Considerando a escassez, a entidade criou o Dia Mundial da Água em 1992 e, desde então, a data ganha importância a cada ano.

Na declaração da ONU, feita em 2010 especificamente para essa data, a entidade destacou que “há uma necessidade urgente para a comunidade global – setores público e privado – de unir-se para assumir o desafio de proteger e melhorar a qualidade da água nos nossos rios, lagos, aquíferos e torneiras”.

Em 2015, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi assinada por 193 membros da ONU. O documento prevê 17 objetivos a serem cumpridos até 2030, entre ele a busca por “assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos”.

E você?  O que está fazendo para poupar a água? Você sabia que aquele mínimo que você fizer terá grande importância para o mundo?

FanPage Câmara Municipal da Serra - ES

(27)  99947-3645