Audiência Pública – Doença Falciforme

A vereadora Cleusa Paixão (PMN), convida a todos a participarem da Audiência Pública sobre a Doença Falciforme.

23 de março de 2017 às 00h00.

Trata-se de uma doença hereditária (ou seja, herdada dos pais) causada por uma mudança no gene da Hemoglobina. Como resultado desta alteração genética, uma Hemoglobina anormal, chamada Hemoglobina S, é produzida em lugar da Hemoglobina normal (Hemoglobina A), presente nas pessoas adultas que não apresentam a doença.


Quando uma pessoa herda dois genes com esta alteração, (um do pai e outro da mãe), é homozigota para a Hemoglobina S, e é portador de Anemia Falciforme (forma homozigota da Doença Falciforme). Quando herda a alteração de apenas um dos pais é considerada Traço Falciforme, e não tem doença. Poderá transmitir este gene mutado para seus filhos.

A Hemoglobina S pode ainda associar-se a outras anormalidades da hemoglobina, como por exemplo Hemoglobina C, Hemoglobina D, etc. Gerando outras condições, todas elas sintomáticas. 

Todas as condições geradas pela Presença da Hemoglobina S são conhecidas como Doença Falciforme, e somente a presença de dois genes para HbS é chamada de Anemia Falciforme.

Doença Falciforme é um nome utilizado para as doenças causadas pela presença de uma Hemoglobina anômala, a Hemoglobina S nos glóbulos vermelhos.

Hemoglobina é uma proteína responsável pelo transporte de oxigênio aos tecidos. Está presente nos glóbulos vermelhos do sangue (Hemácias).

As hemácias são células flexíveis e arredondadas que conseguem transitar por todos os vasos sanguíneos do organismo, levando o oxigênio ligado à hemoglobina. Alterações na Hemoglobina podem gerar anormalidades nas hemácias e na sua função de transportar oxigênio.

Assim, venho convidar todos a assistirem essa Audiência Pública que junto com autoridades e doutores, vamos fazer o máximo possível para ficarmos todos bem informados.

 

 

 

Informações Básicas

Uma doença rara, menos de 150 mil casos por ano (Brasil)

Não tem cura, mas o tratamento pode ajudar

Requer um diagnóstico médico

Sempre requer exames laboratoriais ou de imagem

Crônico: pode durar anos ou a vida inteira

 

 

Data: 31/01/2017

Horário: 18:00h

Local: Plenário da Câmara Municipal da Serra

(Flodoaldo Borges Miguel, 245 – Centro – Serra)

 

 

Ubirajara Netto – Assessor de Imprensa da Vereadora Cleusa Paixão

E-mail: [email protected] – (27) 32518327

 

FanPage Câmara Municipal da Serra - ES

Luciene Costa - Assessora de Comunicação da Câmara Municipal da Serra 

(27)  99947-3645   

[email protected]  

 

Câmara Municipal da Serra

Rua Major Pissara, 245, Centro - Serra/ES
CEP: 29176-020

TEL: (27) 3251-8300

[email protected]


Atendimento ao Público

Horário de funcionamento da Câmara: 7h às 18h
Sessão Plenárias: Segundas e Quartas-feiras
a partir das 16:00h.

Localização

Copyright © Câmara Municipal da Serra. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.