Realizada Audiência Pública para tratar da Água no Município da Serra

24 de março de 2017 às 00h00.

Nesta quinta-feira (23), o vereador Robson Miranda (PV) realizou a Audiência Pública "A Água é o maior patrimônio natural que temos", na Câmara Municipal da Serra. Durante a Audiência Pública para discutir o assunto relacionado a água, também foi citada a Declaração do Direito Universal da Água, apresentando este elemento como um patrimônio do planeta, que deve ser protegido e jamais desperdiçado, ou envenenado.

O evento contou com o palestrante Almir Bressan, Presidente da TV Ambiental, cujo tema era “Desafios da Gestão da Água”. O qual compôs a mesa, junto com o vice-presidente da comissão do Meio Ambiente, o vereador Geraldinho Feu Rosa, o Vice-Presidente Estadual do Partido Verde, João Nardoto, o Secretário de Meio Ambiente do Município Marcos Franco, o Gerente de Operação e Manutenção da Cesan na Serra Rodolpho Gomes, e a Representante do prefeito do Município e porta voz da REDE sustentabilidade, Joelma Moraes.

Clikc na foto para ver mais

Prestigiaram este evento os vereadores; Cleusa Paixão (PMN) , Welington Alemão (DEM) , Adriano Galinhão (PTC), Roberto Catírica (PHS), Stefano Andrade (PHS) , Geraldinho Feu Rosa (PSB), Pastor Ailton (PSC), Cabo Porto (PSB), Rodrigo Caldeira (REDE), Quélcia (PSC) e Guto Lorenzoni (PP).

Em sua Fala o Proponente vereador Robson Gari (PV), disse que no dia 22 de março de 1992 a ONU, além de instituir o Dia Mundial da Água, divulgou a declaração do direito universal da água que é ordenada em dez artigos.

Sendo eles:

1 - A agua faz parte do patrimônio do planeta;

2 - A água é a seiva do nosso planeta;

3 - os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;

4 - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e dos seus ciclos;

5 - A água não é somente herança de nossos predecessores, ela é, sobre tudo, empréstimo aos nossos sucessores;

6 – A água não é uma doção gratuita da natureza, ela tem o valor econômico: precisa-se saber que ela é algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;

7 – A agua não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;

8 – A utilização da agua implica respeito à lei;

9 – A gestão da agua impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e necessidades de ordem econômica, sanitária e social;

10 – O planejamento da gestão da agua deve levar em conta a solidariedade e consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a terra.

Ao final os vereadores e os munícipes presentes fizeram questionamentos envolvendo o saneamento e meio-ambiente, uma vez que dentro do município da Serra medidas devem ser tomadas para fiscalizar o tratamento do esgoto e preservação do meio-ambiente para conservação de suas nascentes.