Institui o Dia Municipal de Combate a Prevenção a Leucemia

29 de março de 2017 às 00h00.

Aprovado na tarde desta quarta-feira (29), o Projeto de Lei do vereador Catirica - (PHS), que Institui o Dia Municipal de Combate a Prevenção a Leucemia, a ser comemorado, anualmente, no dia 30 de junho.

A leucemia é uma doença maligna oriunda da medula óssea, local onde as células do sangue são produzidas. Os glóbulos brancos (leucócitos) são as células acometidas e se reproduzem de forma descontrolada, gerando os sinais e sintomas da doença.
Existem vários tipos de leucemias sendo elas: Leucemia mielóide aguda (LMA); Leucemia mielóide crônica (LMC); Leucemia linfoide aguda (LLA); Leucemia linfoide crônica (LLC).

As leucemias são originadas por alterações genéticas, uma vez que na divisão das células há informações nos genes. Os erros ocorrem dentro da divisão da celular, ocasionando a multiplicação exagerada de uma mesma célula, gerando, assim, o câncer.

As doenças supracitadas acarretam diversos sintomas a exemplo da irritabilidade, dor nos ossos e articulações, palidez, infecções frequentes, sangramentos, febre e até a morte quando não constatada em tempo hábil.

Dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) mostram que 2.333 pessoas morreram à espera de um transplante no Brasil, só no ano de 2015. Entre elas, 64 eram crianças.