Sessão Solene Dia do Trabalho

Os Vereadores Aécio Leite (PT) e Fábio Duarte (PDT), realizaram na noite de quinta-feira(27) Sessão Solene em comemoração ao Dia do Trabalho na Câmara Municipal da Serra.

17 de abril de 2017 às 00h00.

Aconteceu na noite desta quinta-feira (27) na Câmara Municipal da Serra a Sessão Solene em comemoração ao Dia do Trabalho com os Vereadores, Proponentes Aécio Leite (PT) e Fábio Duarte (PDT). Também participaram desta sessão os Vereadores Cabo Porto, Adriano Galinhão, Wellington Alemão, Pastor Aílton, Guto Lorenzoni e Stefano Andrade. Além dos vereadores proponentes, compuseram a mesa os senhores Alessandro Comper, Sub-Secretário de Estado de Direitos Humanos, o senhor Miguel Ferreira Junior, Central Única dos Trabalhadores - CUT e Presidente do PT de Serra, o senhor Lauro Queiroz Rabelo, Presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores - NCST e Osvaldino Luiz Marinho, Presidente do SERMUS.

 

Clique na foto para conferir outros momentos desta Sessão 

 

O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios. 

 

A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago  (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu  nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.

 

Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.

 

Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

 

Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.

 

A outorga das homenagens:

 O Excelentíssimo Vereador Adriano Galinhão para outorga da homenagem a João Santana
Nascido em 1962, casado, pai de 01 filha. Morador de Jardim Carapina a mais de 27 anos. É comerciante desde 1990 e começou no ramo de padaria e supermercado e atualmente está no ramo de material de construção.

O Excelentíssimo Vereador Cabo Porto para outorga da homenagem ao Senhor Wilian Rodrigues Miranda - Nascido em Rio Casca/RJ. Veio para o Espírito Santo aos 15 anos morar com os tios. Aos 18 anos começou a trabalhar no comércio com vendas de calçados, se tornando Gerente nas lojas por onde passou. Em 2001 foi trabalhar em outra área, no setor automobilístico, logo veio a ser supervisor. Com sucesso em vendas, logo decidiu abrir seu próprio negócio. Atualmente é proprietário da WR Veículos, sempre focado em trabalhar com transparência. É líder absoluto em vendas de veículos seminovos no Estado.

O Excelentíssimo Vereador Gilmar Dadalto (Raposão) para outorga da homenagem o senhor Valtomir de Paula - Trabalhador rural desde os 10 anos. Veio para a cidade em 1984. Atualmente mora em Jardim Tropical. Naquela época estava ruim de emprego e uma empresa convidou Valtomir para trabalhar na cidade. Nesta empresa está há 33 anos.

O Excelentíssimo Vereador Guto Lorenzoni para outorga da homenagem ao Senhor Ailton Alves - Nascido na cidade de Conselheiro Pena/MG em 1957. Atualmente é morador da Serra. É construtor e possui seu empreendimento no ramo de construção civil. Completa seus 60 anos no dia do trabalhador. São 60 anos de lutas e histórias.

O Excelentíssimo Vereador Miguel da Policlínica para outorga da homenagem ao senhor Patrício da Silva Venâncio - Residente na Serra, morador de Serra Dourada II. Atualmente é Presidente da Associação dos Moradores, Secretário de Assuntos Sociais da FAMS e Assessor Parlamentar do Vereador Miguel. Sempre envolvido no movimento popular, luta pela melhoria das comunidades da Serra.

O Excelentíssimo Vereador Pastor Ailton para outorga da homenagem ao Senhor Jonesmar Piffer - Natural de Colatina, residente na Serra e morador do bairro Caçaroca desde 1977. Vencedor de muitos desafios, conseguiu registrar e oficializar sua empresa em 2001.Tem orgulho de sua empresa, pois produz pré-moldados de qualidade e gera empregos diretos e indiretos no município da Serra.

O Excelentíssimo Vereador Stefano Andrade para outorga da homenagem ao senhor Hercules da Silva Falcao - Casado, pai de dois filhos e avô de três netos. É aposentado da Antiga Companhia Vale do Rio Doce, atuou como Gerente Administrativo da Superintendência do Porto de Tubarão. Sua vida profissional e pessoal foi dedicada a APAE e ao Conselho Regional de Administração-CRA/ES no qual é o atual presidente.


O Excelentíssimo Vereador e Proponente Fábio Duarte para outorga das homenagens aos Senhores:  Homenageado –Claudemir Gomes de Oliveira

Trabalha na EDP há 32 anos, tendo desenvolvido atividades diversas na função de eletricista de manutenção, eletricista de linha viva, instrutor de construção e manutenção em linhas de transmissão, treinamentos em segurança do trabalho.

Homenageado –Estelindro Sebastião Taufner -Casado, pai de quatro filhos e avô de três netos. Trabalhou em fábrica de bloquete, posto de gasolina, construção civil e no comércio. Abriu uma fábrica de gesso com a ajuda dos filhos, onde atua em obras e reformas.

Homenageado –Joel Tonacio - Residente no bairro Barcelona desde 1988, é comerciante desde o ano de 2000 quando abriu uma Panificadora. Casado, pai de duas filhas, conta a ajuda de toda a família.  É muito dedicado a seu negócio, tendo nele a realização de seus projetos pessoais.

Homenageado – Edivaldo da Silva Aragão - Casado, pai de quatro filhos, nasceu em Pernambuco. Conhecido como “China”, mora há 34 anos no bairro Maringá, região do Civit. Proprietário da Mercearia do China, faz do trabalho seu estilo de vida.

Homenageado – Antônio de Assis Castro Vasconcelos - É mineiro de São José do Goiabal, Zona da Mata. Proprietário da Drogaria Serra dourada desde 1983. Seu Antônio da Farmácia, como é conhecido, é uma referência no comércio local e muito querido por todos.

Homenageado – Wilson Dttmann - Casado, pai de duas filhas. Morador de Mata da Serra, comerciante há 38 anos no mesmo bairro que reside. Já atuou no ramo alimentício, a frente de um restaurante. Atualmente comanda a Casa da Ração Dttmann Pet. 

Homenageado – Antônio Marcos Valim - Morador do bairro Maringá, é Casado e pai de dois filhos. Trabalhador da construção civil há 24 anos. Possui um comércio no bairro onde reside, é comprometido com tudo a que se propõe. Marquinhos Carol, como é conhecido, é exemplo de garra e força de vontade.

 

O Excelentíssimo Vereador e Proponente desta Sessão Aécio Leite para outorga das homenagens:  

Homenageado –Fidelcino Pereira de Oliveira - Casado, pai de dois filhos, residente no bairro Cidade Pomar. É Diretor do Sindimármore há 23 anos. Sua gestão é marcada por grandes conquistas e resultados satisfatórios.

Homenageado –Eduardo Manoel dos Santos - Casado, pai de uma filha, morador do bairro Feu Rosa. Nascido em Itamarajú na Bahia, mas reside no Espírito Santo há mais de 20 anos. É funcionário da Roca Sanitário Brasil há 25 anos. Diretor do Sintracical/ES há 20 anos.

Homenageado – Jaldo Ferreira Gomes - Natural de Colatina, reside a muitos anos no município de Serra. Funcionário do Extrabom supermercados, trabalhador do comércio e hoje licenciado para defender os trabalhadores no Sindicomerciários, onde ingressou 1998. É membro do Conselho Fiscal da CUT-ES e ainda Secretário de Comunicação da Federação dos trabalhadores de Comércio e Serviço do Estado Espírito Santo (FETRACS). Foi reeleito para a gestão do quadriênio de 2013 a 2017, mantendo-se no cargo de Secretário de Políticas Sociais. 

Homenageado –Antonio Vandivino Ferreira - Nasceu em Santa Maria de Suassui/MG. Veio para o estado em 1967. Atualmente é morador de Nova Almeida, casado, tem dois filhos. Trabalhou na indústria a maior parte da vida com pintura industrial.

Homenageado –João Silva dos Santos - Casado, pai de 04 filhos, é trabalhador da área de elétrica a mais de 25 anos. Nasceu em Carlos Chagas, Minas Gerais, veio para o Estado na década de 80, e após, em 1990 firmou residência na Serra. 

Homenageado –Elair José Zanetti - Formado pela UNESC em 2001, especializado em direito do trabalho pela EMATRA. Atua como advogado trabalhista em defesa dos direitos dos trabalhadores da construção civil desde 2001, através do SINTRACONST – Sindicato dos Trabalhadores na Industria da Construção Civil.

 

Sessão Solene em comemoração ao Dia do Trabalho.

Dia: 27 de abril

Horas: 18:00

Local: Câmara Municipal da Serra 

 

 

FanPage Câmara Municipal da Serra - ES

Luciene Costa - Assessora de Comunicação da Câmara Municipal da Serra 

(27)  99947-3645   

[email protected] 

Sessões Ordinárias: segunda e Quarta-feira a partir das 16 horas  

 

Câmara Municipal da Serra

Rua Major Pissara, 245, Centro - Serra/ES
CEP: 29176-020

TEL: (27) 3251-8300

[email protected]


Atendimento ao Público

Horário de funcionamento da Câmara: 7h às 18h
Sessão Plenárias: Segundas e Quartas-feiras
a partir das 16:00h.

Localização

Copyright © Câmara Municipal da Serra. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.