Projeto de Lei que Institui o Dia Municipal do Livro

05 de maio de 2017 às 00h00.

Vereadora Cleusa Paixão (PMN), protocolou na nesta quarta-feira (03) na câmara municipal da serra, um projeto de lei que institui o dia municipal do livro e o dia municipal do presente literário, a serem comemorado anualmente no dia 23 de abril.

O livro é, para os brasileiros, um produto muito caro e, em virtude disso, acabou se tornando um luxo pelo qual as pessoas, especialmente as mais humildes (de menor poder aquisitivo), não se dispõem a adquirir. As políticas públicas nacionais não consideram investimentos em livros (a não ser em impressos didáticos) como merecedores de cotas maiores dos orçamentos municipais, estaduais ou federal. Nesse sentido não há registros expressivos de melhoria dos acervos das bibliotecas públicas e nem de projetos de leitura de grande envergadura.

A data ora proposta para os eventos coincide com o Dia Mundial do Livro, comemorado anualmente em 23 de abril.

 Além de homenagear várias obras literárias e seus autores, o Dia do Municipal do Livro e o Dia Municipal do Presente Literário também busca conscientizar as pessoas sobre os prazeres da leitura.

 A data servirá para encorajar as pessoas, especialmente as crianças e adolescentes, a descobrirem os prazeres da leitura, e a conhecerem a enorme contribuição dos autores de livros através dos séculos, e particularmente os escritores Serranos.

Em alguns países é costume dar uma rosa para quem comprar um livro e trocar flores por livros já se tornou tradição em muitos países também.

O dia 23 de abril coincide com a data da morte de três grandes escritores da história: William Shakespeare, Miguel de Cervantes, e Inca Garcilaso de la Vega. 23 de abril é também a data de nascimento ou morte de outros autores famosos, como Maurice Druon, Haldor K.Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo.

“Então, o objetivo desta propositura é o de incentivar o hábito da leitura entre as crianças, adolescentes e jovens da cidade de Serra” afirma Cleusa Paixão

 

Ubirajara Netto – Assessor de Imprensa da Vereadora Cleusa Paixão

E-mail: [email protected]

 

FanPage Câmara Municipal da Serra - ES

Luciene Costa - Assessora de Comunicação da Câmara Municipal da Serra 

(27)  99947-3645   

[email protected] 

 

 

Câmara Municipal da Serra

Rua Major Pissara, 245, Centro - Serra/ES
CEP: 29176-020

TEL: (27) 3251-8300

[email protected]


Atendimento ao Público

Horário de funcionamento da Câmara: 7h às 18h
Sessão Plenárias: Segundas e Quartas-feiras
a partir das 16:00h.

Localização

Copyright © Câmara Municipal da Serra. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.