Treinamento de Capacitação Básica em Primeiros Socorros e Combate a Incêndio na CMS

22 de maio de 2017 às 00h00.

A capacitação dos profissionais da Câmara e dos munícipes da Serra, referente às noções básicas em primeiros socorros e  combate a incêndio está sendo realizada na Câmara Municipal da Serra. O primeiro dia aconteceu hoje (22). O treinamento está sendo realizado entres os dias 22 e 24 de maio às 10 horas no Auditório Paulo Pereira Gomes, na Câmara. Além dos funcionários desta Casa de Leis, o treinamento é aberto aos munícipes da Serra.  

A Presidente Neidia Maura Pimentel fez a abertura e falou da importância de se ter noções básicas de socorro no local de trabalho. Diante de tamanha importância, o treinamento está sendo feito em duas datas, para que todos possam participar sem atrapalhar os andamentos dos serviços nos gabinetes e departamentos da Câmara.Será abordado o mesmo conteúdo nos dois dias.  “Aqui na Câmara além das orientações existe todo o aparato, o kit de primeiros socorros e o desfibrilador”.   

Na sequência, com o auditório lotado, a presidenta passou a palavra ao Superintendente Geral da Câmara, o Senhor Wagner Scaquete Costa, que também tem formação em enfermagem, para ministrar o treinamento. “A palestra tem o objetivo de aplicar os primeiros socorros para que se possa proporcionar o melhor atendimento do “ferido” até ao hospital e para que não ocorra agravamento se for o caso. Tem um nome específico dos primeiros socorros que se chama (VOS) – Ver, Ouvir e Sentir”. Wagner continuou o assunto com os Primeiros Socorros em Empresa dizendo: “Tudo que você precisa saber sobre primeiros socorros em empresa e a  necessidade do treinamento”.

A Presidente da Câmara Municipal da Serra Neidia Maura Pimentel, tem um Projeto de Lei onde dispõe sobre a obrigatoriedade do uso de desfibrilador externo automático (dea) em locais públicos. “O projeto de lei tem como objetivo criar maiores condições de proteção a vida em ambientes de grande concentração de pessoas bem como em instituições onde há pratica de esporte com exposição a esforços físicos. “A prática de exercícios é sempre recomendada e muito saudável ao corpo humano, porém alguns cuidados precisam ser observados antes de ser iniciada a rotina” diz Neidia.

“Há de se considerar que doenças do aparelho circulatório representam hoje a principal causa de óbito no país e que a maioria dos episódios de morte súbita ocorrem em ambientes não hospitalares, sendo necessário todos os esforços para um atendimento imediato e eficaz, e este meu projeto é justamente para facilitar esse tipo de socorro”. Explica a Presidente
“Levando em consideração o avanço tecnológico hoje existente, que desenvolveu os Desfibriladores Cardíacos Portáteis de fácil utilização por qualquer pessoa que tenha recebido um treinamento básico, possuindo até instruções de voz, o que permite um manuseio seguro”. Conclui Neidia


De acordo com a legislação brasileira, qualquer lugar com circulação média diária de mil pessoas deve ter um desfibrilador externo automático (DEA) que é utilizado em paradas cardiorrespiratórias com o objetivo de restabelecer ou reorganizar o ritmo cardíaco por pessoas qualificadas.

   

    

 

 OBS: Proximo treinamento no dia 24 de maio às 10 horas no Auditório Paulo Pereira Gomes na Câmara Municipal da Serra

FanPage Câmara Municipal da Serra - ES

Luciene Costa - Assessora de Comunicação da Câmara Municipal da Serra 

(27)  99947-3645   

[email protected] 

Câmara Municipal da Serra

Rua Major Pissara, 245, Centro - Serra/ES
CEP: 29176-020

TEL: (27) 3251-8300

[email protected]


Atendimento ao Público

Horário de funcionamento da Câmara: 7h às 18h
Sessão Plenárias: Segundas e Quartas-feiras
a partir das 16:00h.

Localização

Copyright © Câmara Municipal da Serra. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.