Comissão de Direitos Humanos visita CMS

Devido ao alto índice de mulheres agredidas no município serrano, a Comissão dos Direitos Humanos da Serra veio em busca de apoio para a implantação do “botão do pânico”.

16 de agosto de 2017 às 00h00.

Na manhã desta quarta-feira (16), a Presidenta Neidia Maura Pimentel (PSD), o Procurador Renato Gasparini e a advogada Thuzza Machado, da Câmara Municipal da Serra, receberam na sala da presidência membros da Comissão dos Direitos Humanos da 17º subseção da OAB do município da Serra.

A visita contou com a Presidenta dos direitos humanos, Doutora Vanessa Santa Barbara e os membros, Doutora Ana Paula Costa de Oliveira e o Doutor Marcio Jorge Bezerra dos Santos.

“A nossa busca é dar o melhor atendimento e condições a mulher serrana”, explica a Presidenta Vanessa.

Para o município, será muito positivo ter essa tecnologia, já que os índices de violência na cidade são altíssimos. “O município da Serra infelizmente registra índices alarmantes de violência contra a mulher e ainda não aderiu ao projeto”, informa Neidia.

O número de mulheres assassinadas aumentou 85% neste ano, em relação ao ano passado, somente na Grande Vitória. De acordo com números da Delegacia de Homicídios e Proteção à Mulher (DHPM), de janeiro até julho deste ano, 39 mulheres foram assassinadas na região metropolitana, enquanto que, no mesmo período do ano passado, foram 21 homicídios contra mulher. Os crimes de feminicídio representam cerca de 30% das ocorrências.

O botão de pânico é um equipamento que pode ser acionado por mulheres vítimas de violência doméstica quando estão em situação de perigo.

A pedido da própria OAB a presidenta Neidia já apresentou um projeto neste sentido, que se encontra com o Executivo Municipal.  A primeira reunião aconteceu em junho de 2016, quando a presidenta recebeu em seu gabinete, o Presidente da 17ª Subseção da OAB/ES Ítalo Scaramussa Luz, acompanhado dos advogados Josias Marques de Azevedo, Sávio Ronuloo Pimentel Amorim, Alexandre Abel Xavier Aragão e Vanessa Santa Bárbara.

Horário de funcionamento da Câmara: 8h às 18h

Dia e horário das Sessões Plenárias: Segundas e quartas de 16h às 19h.