Programa de combate ao assédio sexual no transporte coletivo é protocolado na câmara

13 de setembro de 2017 às 00h00.

Diante do alto índice de violência contra a mulher no nosso município da Serra o Vereador Cabo Porto protocolou o Projeto de Lei, que cria o Programa de Combate ao Assédio Sexual no Transporte Coletivo.

 

“Nos últimos anos, é fato notório que os casos de assédio sexual nos ônibus têm aumentado. Isso é uma realidade nacional, e, apesar das iniciativas legislativas federais a respeito do tema, cada cidade deve enfrentá-lo de acordo com suas peculiaridades e como representante das comunidades do nosso município é mais que um dever, é direito e uma obrigação de todos no enfrentamento de mais um problema social vivenciado em nossa sociedade”, informa o Presidente da Comissão de Segurança Pública e Defesa Social, vereador Cabo Porto.

 

Cabe destacar que, segundo estudo da organização internacional de combate à pobreza ActionAid, 86% já sofreram assédio em público. Conforme a matéria da agência EBC, “As mulheres também foram questionadas sobre em quais situações elas sentiram mais medo de serem assediadas. 70% responderam que ao andar pelas ruas, 69%, ao sair ou chegar em casa depois que escurece e 68% no transporte público.”

 

No âmbito federal há discussões por meio de projetos de lei, para a criação de um tipo penal específico para o assédio sexual no transporte coletivo. Embora não se entre no mérito da necessidade, da adequação ou da pertinência da matéria, a exposição de motivos do referido Projeto de Lei nos traz importantes informações:

 

Os abusos sexuais praticados nos meios de transporte público são atos tidos como corriqueiros, usuais no dia-a-dia e na realidade de muitas pessoas, sobretudo mulheres, mas que não alcançam a mesma visibilidade dos abordados pela mídia ou investigados pelos órgãos especializados porque não são denunciados, muitas vezes por medo, desinformação ou pela certeza da impunidade dos agressores.

 

O Programa tem como principais objetivos:

 

I – Chamar a atenção para o alto número de casos de assédio sexual nos veículos do transporte coletivo;

II – Coibir o assédio sexual nos veículos do transporte coletivo;

III – Criar campanhas educativas para estimular denúncias de assédio sexual por parte da vítima e conscientizar a população e a tripulação dos veículos do transporte coletivo sobre a importância do tema.

 

“Como Presidente da Comissão de Segurança Pública e Defesa Social é meu dever pensar em políticas para a defesa da honra de nossas moradoras e vou lutar para tirar nossa cidade do ranking da violência contra a mulher”, salientou Cabo Porto.

 

O projeto de lei agora segue para leitura em plenária da Câmara Municipal e sendo aprovado seguirá para sanção do Executivo.

 

Para conhecer o projeto na íntegra clique no link: http://www3.camaraserra.es.gov.br/Sistema/Protocolo/Processo2/Digital.aspx?id=55198&arquivo=Arquivo/Documents/PL/PL2112017-11092017111859.pdf#P55198 

 

Rodrigo Da Costha – Assessoria de Imprensa - Vereador Cabo Porto - 27-99825-0331

FanPage Câmara Municipal da Serra - ES

Luciene Costa - Assessora de Comunicação da Câmara Municipal da Serra 

(27)  99947-3645   

[email protected]

Horário de funcionamento da Câmara: 8h às 18h 

Dia e horário das Sessões Plenárias: Segundas e quartas de 16h às 19h.

Câmara Municipal da Serra

Rua Major Pissara, 245, Centro - Serra/ES
CEP: 29176-020

TEL: (27) 3251-8300

[email protected]


Atendimento ao Público

Horário de funcionamento da Câmara: 7h às 18h
Sessão Plenárias: Segundas e Quartas-feiras
a partir das 16:00h.

Localização

Copyright © Câmara Municipal da Serra. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.