Projeto Câmara Escola recebe alunos do EMEF SERRANA

07 de novembro de 2017 às 00h00.

Com olhinhos atentos e perguntas na ponta da língua, os alunos do 8º ano II e III, num total de 70 alunos do EMEF SERRANA estiveram na manhã desta segunda-feira (6), na Câmara Municipal da Serra, acompanhados pelos Professores José Alicio Pereira, Cynthia Lyrio e a Pedagoga Danubia Roberta Pereira Reginaldo.

Foram recebidos pela equipe de comunicação da casa, onde puderam assistir a uma aula ministrada pela Procuradora Geral em exercício da Câmara da Serra a Drª Thuzza Machado. Ela explanou sobre a tripartição dos poderes e das normas de funcionamento desta Casa de Leis.

Assim como a Drª Thuzza, os vereadores Cabo Porto e Wellington Alemão, tiraram várias dúvidas, sobre o funcionamento da Câmara e nenhuma pergunta ficou sem resposta.

O vereador Cabo Porto frisou aos presentes, que nunca desistam de seus sonhos e que para combater a criminalidade e só fortalecer a educação. Devido a vários questionamentos por parte dos alunos sobre a maior ou menor idade, Porto aproveitou para falar dos perigos que existem nas ruas, e quais são os caminhos que não se devem seguir. Apresentou um vídeo, onde um presidiário, relatou a realidade de ser um criminoso, e que tem arrependimento de ter dado tanto desgosto para a sua mãe. O vereador reforçou que somente o estudo e o caminho correto são as melhores formas de se viver.  

 

O vereador Wellington Alemão deixou claro que está como vereador, e assim como os outros colegas, cada um tem a sua profissão. E também deixou claro que o ensino é a base de tudo, “fico satisfeito em recebê-los e poder falar um pouco do nosso trabalho, a escola dentro da Câmara de vereadores é um passo importante para se fortalecer o conhecimento como cidadão”, frisou.

 

A Pedagoga Danubia Roberta Pereira Reginaldo fez os agradecimentos finais e disse estar satisfeita com a aula que os alunos tiveram. “Vejo uma grande importância trazer os alunos para participar e ver de perto como funciona uma câmara de vereadores, e como estes atuam no município”, finalizou.

 

Escola na Câmara desperta interesse de estudantes pela política

O Projeto Escola na Câmara nasceu da necessidade de se abrir o Legislativo para as escolas do município, com foco em disciplinas como História, Sociologia e Ética, por exemplo.

Observa-se que alguns temas de disciplinas apresentadas em sala de aula necessitam do contato com a realidade, no caso da formação política do cidadão, e essa aproximação com a Câmara de Vereadores, seus integrantes e o funcionamento da mesma.

O Projeto Câmara Escola

Na Câmara, os estudantes assistem a uma palestra sobre o funcionamento do Poder Legislativo, suas atribuições e conhecem a ligação entre o trabalho desenvolvido pelos parlamentares e o dia a dia de cada cidadão. O espaço é aberto para perguntas e dúvidas dos alunos.

Além da palestra, “O Projeto Escola na Câmara” consiste também em uma visita às instalações administrativas, integrada a atividades pedagógicas com especialistas da Casa. Ele é dirigido a alunos do ensino fundamental, médio e técnico das escolas da rede de ensino pública e particular, com o objetivo de capacitar para a consciência crítica e para a participação no processo político-democrático.

 Câmara Escola

Para ampliar ainda mais a capacitação da consciência crítica e a participação no processo político dos jovens, a Câmara também realiza palestras na escola para os alunos do ensino médio e técnico do município.

Este é um projeto versátil, onde a Câmara pode ir até a Escola e realizar a palestra nas salas de aula, lembrando que este molde é voltado para estudantes do ensino médio e técnico.

 Como participar

As escolas interessadas em participar do projeto podem entrar em contato com o setor de Comunicação da Câmara através do telefone (27) 3251-8300 ramal 1120/1121 ou do e-mail [email protected] para o agendamento de uma visita.

 Outras informações

O Escola na Câmara, cada escola pode agendar até 70 alunos por visita;

Para palestras realizadas na escola, Câmara Escola, não há restrição de quantificação de alunos por parte da Câmara;

Os horários disponíveis para visitação são de 09h as 11h e 14h as 16h.

 

Sessões na Câmara Municipal da Serra todas as segundas e quartas-feiras às 16 horas

FanPage Câmara Municipal da Serra - ES

Luciene Costa - Assessora de Comunicação da Câmara Municipal da Serra

(27)  99947-3645  

[email protected]

 

 

Câmara Municipal da Serra

Rua Major Pissara, 245, Centro - Serra/ES
CEP: 29176-020

TEL: (27) 3251-8300

[email protected]


Atendimento ao Público

Horário de funcionamento da Câmara: 7h às 18h
Sessão Plenárias: Segundas e Quartas-feiras
a partir das 16:00h.

Localização

Copyright © Câmara Municipal da Serra. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.