Presidenta Neidia se reúne com o Prefeito Audifax para apresentar proposta de implantar o Botão do Pânico na Serra

21 de novembro de 2017 às 00h00.

Na tarde desta terça-feira (21), a Presidenta da Câmara Municipal da Serra Neidia Maura Pimentel, o Procurador da Câmara Renato Gasparini, a Advogada Thuzza Machado e a Gerente do INTP Rosangela Nielsen estiveram no gabinete do Prefeito Audifax Barcelos, juntamente com a Secretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres Luciana Malini, para discutir sobre à implantação do Botão do Pânico no município.

A reunião foi solicitada pela Presidenta Neidia Maura, para passar todas as explicações já colhidas por ela e sua assessoria no que se refere a implantação do botão do pânico. A presidenta convidou a Gerente do Instituto Nacional de Tecnologia Preventiva - INTP, Rosangela Nielsen, que por sua vez explicou a parte técnica da implantação.

“Com o botão do pânico em nosso município as mulheres ficarão mais seguras. É muito triste ver tantas mulheres sofrendo a violência doméstica, não tem classe social, a violência está em todos os lugares, é ruim ver o nosso município liderando estes índices. Temos que dar um basta nisso, acredito que com o Botão do pânico esse problema será amenizado e quem sabe sair desta triste realidade”, afirma Neidia

Durante a reunião Rosangela Nielsen, Gerente do INTP, explicou sobre os benefícios do botão do pânico para amparar as mulheres que sofrem com violência e disse também,  que é simples e fácil de manusear o dispositivo, e que ao recebe-lo a mulher tem todas as orientações necessárias, “O dispositivo, Botão do Pânico é voltado para as mulheres vítimas de violência que possuem medida protetiva deferida pela Justiça. As mulheres recebem o aparelho e podem acioná-lo toda vez que se sentirem ameaçadas pelo agressor. O sinal é recebido por uma Central com as coordenadas de onde a mulher se encontra, e viaturas são encaminhas para atendimento da vítima”.

Com atendimento rápido, o dispositivo, também grava sons do ambiente num raio de 5 metros e os transmite para a polícia. As gravações podem ser usadas como provas contra os agressores, conclui Rosangela

O Prefeito Audifax ouviu atentamente, elogiou a iniciativa da presidenta Neidia, parabenizou Rosangela e a todos que estavam presentes, além disso, fez várias perguntas e pediu a proposta por escrito. Disse que já tinha iniciado a conversa com a presidente Neidia sobre a possibilidade de uma parceria entre a Câmara e Prefeitura.

A secretária de políticas públicas para as mulheres da Serra Luciana Malini fez alguns questionamentos, relatou sobre as pesquisas feitas sobre o assunto e voltou a fala ao prefeito.

Nesta quarta-feira (22), a Gerente do Instituto Nacional de Tecnologia Preventiva - INTP irá levar a proposta por escrito ao Prefeito Audifax que ficou de analisar.

Luciene Costa  - Assessora de Comunicação da Câmara Municipal da Serra

(27)  99947-3645

Horário de funcionamento da Câmara:

Dia e horário temporário das Sessões Plenárias:

Segundas e quartas de 16h às 19h.

FanPage Câmara Municipal da Serra - ES