Palestra sobre implantação de Coleta Seletiva na Câmara Municipal da Serra

04 de janeiro de 2018 às 00h00.

A Presidente desta Casa de Leis, Neidia Maura Pimentel encaminhou um convite à Secretaria de Serviços da Prefeitura Municipal da Serra, com intermédio da Superintendência Geral da Câmara Municipal da Serra, para uma palestra sobre Coleta Seletiva. Rafaela Recla Cometti, servidora da Secretaria ministrou para gestores, assessores e funcionários desta Câmara Municipal a palestra referente a "Gestão de Resíduos e Coleta Seletiva”. O evento aconteceu, em dois horários, um na parte da manhã e a outra na parte da tarde desta quinta-feira (04), no auditório Paulo Pereira Gomes.

“A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade, e o meio ambiente, além de gerar renda para muitas pessoas e economia para quem recicla. Pensando nisso, como Gestora e Presidenta de nossa casa de leis, e sempre preocupada com o desenvolvimento sustentável do nosso município, tenho a honra de dizer que estamos implantando a coleta seletiva na Câmara Municipal da Serra. Temos que ser exemplo”, explica Neidia

“As palestras são muito importantes, para explicar qual o lixo que pode, ou não ser reutilizado. Ele passa do lixo para o luxo uma vez que ao ter a destinação correta vira fonte de renda para as pessoas cadastradas e que fazem parte das associações de reciclagem de lixo da Serra”, explica o Superintendente Geral da Câmara, Wagner Scaquete Costa.

Coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. Ou seja, resíduos com características similares são selecionados por um cidadão, uma empresa ou instituição, e disponibilizados para a coleta separadamente.

“No Município da Serra é produzido 350 toneladas de lixo por dia e somente 12 toneladas por mês é reciclada, considero muito importante a conscientização da equipe que trabalha na Câmara, abraçando a causa da coleta seletiva, contribuindo para o descarte correto dos resíduos gerados. Este é um passo importante para o meio ambiente. Frisamos sobre os 4 elementos que podem ser reciclados na coleta do lixo seco, que são separados em: papéis, plásticos, metais e vidros”, conclui Rafaela.

Cada tipo de resíduo tem um processo próprio de reciclagem. Na medida em que vários tipos são misturados, sua reciclagem se torna mais cara ou mesmo inviável, pela dificuldade de separá-los, de acordo com sua constituição ou composição. O processo industrial de reciclagem de uma lata de alumínio, por exemplo, é diferente da reciclagem de uma caixa de papelão.

Para facilitar a coleta seletiva e a reciclagem, existe uma cor para representar cada material reciclado: amarelo (metais), verde (vidros), azul (papéis) e vermelho (plásticos). Estas cores são geralmente usadas, junto com os símbolos de reciclagem, nos recipientes destinados à coleta desses materiais.

Luciene Costa  - Assessora de Comunicação da Câmara Municipal da Serra

(27)  99947-3645

Horário de funcionamento da Câmara:

Dia e horário das Sessões Plenárias:

Segundas e quartas de 16h às 19h.

FanPage Câmara Municipal da Serra - ES