Neidia prestigia Ato no Palácio Anchieta

10 de janeiro de 2018 às 00h00.

A Presidenta da Câmara Municipal da Serra Neidia Maura Pimentel (PSD), esteve na manhã de hoje (10), no Palácio Anchieta, sede do Governo do Estado, onde o Governador Paulo Hartung recebeu o Ministro da Educação, Mendonça Filho, e o ministro das Cidades, Alexandre Baldy que visitaram Vitória e anunciaram a liberação da verba federal de R$ 100 milhões para o ensino e o saneamento básico do Espírito Santo.

O Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e o Prefeito de Salvador - BA, ACM Neto, 67 prefeitos do ES, Secretários de Estado e demais autoridades compareceram na solenidade.

“É gratificante participar de um momento histórico como este em que podemos ver o melhoramento tanto na educação e também no saneamento. Parabéns Governador Paulo Hartung, acredito que quem ganha é a população. ”

Com o Palácio lotado realizaram as assinaturas dos repasses onde o ministro Mendonça Filho anunciou o envio de R$ 35 milhões para serem investidos no Ensino Fundamental e na Escola Viva e R$ 65 milhões para serem investidos em saneamento básico. O anúncio foi feito pelo ministro das Cidades Alexandre Baldy.

Com informações da equipe da Cesan

No saneamento básico o investimento anunciado pelo Governo, no valor de R$ 63,56 milhões, é destinado para obras de ampliação dos sistemas de esgotamento sanitário nas cidades de Serra, Guarapari e Nova Venécia, além de desenvolvimento institucional da Cesan.

Na cidade de Serra, na região metropolitana da Grande Vitória, as obras serão para ampliação e melhoria da estação de tratamento de esgoto Manguinhos, no valor de R$ 26,5 milhões.

Em Guarapari, será feita a complementação do sistema de esgotamento sanitário, beneficiando a região de Meaípe e Nova Guarapari, no valor de R$ 16,2 milhões.

Em Nova Venécia, será realizada a 3ª etapa de implantação do sistema de esgotamento sanitário no município, com investimento de R$ 9,1 milhões.

E para o desenvolvimento institucional da Cesan, que é o fornecimento e a implantação de sistema de solução integrada de gestão comercial, como software, o investimento é de R$ 14,9 Milhões.

“Fico feliz em participar deste evento e de ver a união de vários Poderes para que sejam realizados investimentos na área de saneamento, que resultarão em benefícios a médio e longo prazo. Temos que reconhecer seu trabalho, governador, e saber que o importante é gerar emprego, distribuir renda e melhorar a qualidade de vida do cidadão”, disse o ministro Alexandre Baldy.

“Terminamos o ano de 2017 muito bem e começamos 2018 com o pé direito. Aproveitando a presença dos ministros e do presidente da Câmara, esta é uma ótima oportunidade para rever um passado recente e de falar das projeções futuras na área de saneamento. O cuidado com as contas públicas, o trabalho em equipe e a boa gestão permitiram, mesmo com um cenário de adversidades, realizar e ampliar os nossos investimentos, melhorando, com isso, a qualidade de vida da população capixaba”, disse o presidente da Cesan, Pablo Andreão.

Educação

Dentre os investimentos anunciados, R$ 24 milhões serão para educação de tempo integral, o programa Escola Viva. Com o aumento do número de unidades implantadas em 2018, o valor do repasse representa o dobro do valor destinado pelo governo federal em 2017. Neste ano, estarão em funcionamento 32 unidades Escola Viva, em 23 municípios do Espírito Santo.

Cerca de R$ 8 milhões serão para ações diretas entre o Mec e os municípios, como compra de mobiliário, de ônibus escolar, obras e ações de apoio na melhoria da proficiência dos estudantes do ensino fundamental.

Para custeio da produção de material didático e realizações de formações de professores e gestores das redes estadual e municipais de ensino, serão destinados R$ 2,5 milhões. Essas ações vão fortalecer o Pacto pela Aprendizagem e a reestruturação da educação básica no Espírito Santo.

A novidade é que o MEC também destinará recursos para apoiar a construção do novo currículo capixaba. Serão R$ 2 milhões para serem aplicados na contratação de consultoria especializada, no apoio logístico para realização dos seminários e eventos regionais programados para promover o debate sobre o tema durante o ano e também para reprodução do documento após a finalização do processo. O foco está no apoio técnico-financeiro para que o Estado, em colaboração com os municípios, construa um novo currículo capixaba após a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

(27)  99947-3645

Horário de funcionamento da Câmara:

Dia e horário temporário das Sessões Plenárias:

Segundas e quartas de 16h às 19h.

FanPage Câmara Municipal da Serra - ES