A Semana de Prevenção às Doenças Coronárias é instituída na Serra

Aprovado nesta quarta-feira (25), por unanimidade, na Sessão Ordinária  na Câmara Municipal da Serra, o Projeto de Lei de autoria da Vereadora Cleusa Paixão (PMN), que institui no Município da Serra, a Semana de Prevenção às Doenças Coronárias e suas Consequências na Mulher, a ser realizada anualmente na primeira semana de setembro.

De acordo com as pesquisas divulgadas, as doenças cardiovasculares estão crescendo cada vez mais entre as mulheres e fazendo aumentar o número de mortes. Os números comprovam: de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a cada dez mortes por infarto no Brasil, seis são do sexo feminino. É verdade que as doenças cardiovasculares são popularmente tidas como problemas que afetam mais o sexo masculino. De fato, estudos mostram que os homens sofrem mais infarto do miocárdio. Porém, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, o índice de mortalidade por infarto chega a ser 6% superior entre o sexo feminino. Inclusive, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em mulheres no mundo. Entre elas, as principais são o AVC (acidente vascular cerebral), popularmente conhecido como derrame, e o infarto.

Nas mulheres, a partir dos 45 anos pode começar a ocorrer uma diminuição dos níveis hormonais. Com a chegada da menopausa, a incidência de doenças do coração aumenta. Os sinais nas mulheres são menos evidentes e podem ser facilmente confundidos com outras doenças, ocasionando uma demora na identificação de um problema cardiovascular. Ou seja: quando a paciente descobre a doença, ela já evoluiu. Este movimento em favor das mulheres visa conscientizar o maior número delas de que é preciso cuidar bem do coração

Texto: Assessoria Parlamentar da Vereadora Cleusa Paixão (PMN)

Luciene Costa  -  Assessora de Comunicação da Câmara Municipal da Serra

(27)  99947-3645

jornalismo@camaraserra.es.gov.br

Segundas e quartas de 16h às 19h.

FanPage Câmara Municipal da Serra - ES

Data de Publicação: sexta-feira, 27 de abril de 2018