Câmara Municipal da Serra

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

VEREADOR BÁSILIO DA SAÚDE TEM PROJETO APROVADO NA CMS QUE DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DA EQUIPE DE ENFERMAGEM, NAS FARMÁCIAS E DROGARIAS QUE PRESTAM SERVIÇOS DE VACINAÇÃO NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE SERRA

Foi aprovado na Câmara Municipal de Serra, nesta quarta-feira (11) o Projeto de Lei do Vereador Basílio da Saúde (PROS) de nº 47/2018 que as farmácias e drogarias autorizadas a aplicação de medicamentos injetáveis, poderão proceder à aplicação de vacinas/imunobiologicos, desde que disponham de equipe de enfermagem.

A equipe de enfermagem compreende os profissionais Auxiliares, Técnico de enfermagem, bem como o Enfermeiro que é responsável pelo manuseio, conservação, preparo, administração, registro e descarte adequado dos resíduos de vacinação. Estes profissionais deverão ter o Curso Intensivo de Capacitação em Sala de Vacina.

As farmácias e drogarias que optarem por comercializar vacinação deverá ter Enfermeiro Responsável Técnico com certificação emitida pelo Conselho Regional de Enfermagem.

Esse projeto irá beneficiar pacientes e o mercado de trabalho, tendo em vista que o Manual do Ministério da Saúde assegura que “a equipe de vacinação é formada pelo enfermeiro, técnico ou auxiliar de enfermagem. Declara o vereador.

O projeto segue para o executivo para ser sancionado ou vetado.

Acompanhe o processo na integra:

Data de Publicação: quinta-feira, 12 de julho de 2018