“VIVA BEM IDOSO” é aprovado na Câmara da Serra

17 de julho de 2018 às 00h00.

Programa “viva bem idoso” de autoria da Vereadora Cleusa Paixão (PMN), é aprovado na Câmara Municipal da Serra

Na sessão ordinária, no dia 16 de julho, foi aprovado por unanimidade o Projeto Indicativo da Vereadora Cleusa Paixão (PMN), que institui o programa VIVA BEM IDOSO, com o intuito de disponibilizar ao idoso acolhimento, abrigo diurno, cuidados, proteção e convivência adequados a suas necessidades.

Nos termos da Lei Federal 10.741/2003 (Estatuto do Idoso), o idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade, sendo obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetividade do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Em impossível voltar ao passado e colocar o nosso Estado em pé de igualdade com os Estados, mais desenvolvidos, mas são medidas legislativa, como a presente proposta, que nos posicionará como lugar de responsabilidade social, humana e de adiantado engajamento em corrigir nossos graves erros passados.

O idoso, que amargou a penúria gerada pelo nosso atraso, poderá, em igualdade aos países desenvolvidos, gozar do prazer de em vida ver o progresso e elevação de nosso município, percebendo, assim, ter valido cada dia de colaboração em todo o tempo de trabalho cedido em prol daqueles que vivem o presente e daqueles que poderão desfrutar de melhor futuro.

Segundo a Vereadora autora do Projeto Indicativo Cleusa Paixão, “ este projeto possibilita aos idosos desfrutar dos produtos de suas cooperações sociais, para não apenas serem lembrados como autores de uma honrosa herança, mas como beneficiário dos frutos de seus trabalhos dedicado em vida. ”