27 de dezembro de 2018 às 00h00.

O Presidente da Câmara Municipal da Serra Rodrigo Caldeira anunciou na tarde desta quarta-feira (26), luto oficial pela morte do ex–governador do Estado do Espirito Santo Gerson Camata.

Camata teve sua trajetória marcada pelo compromisso com seu Estado, tendo sido um dos politicos mais atuantes ao longo de mais de 20 anos de mandato.

História:

Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), tornou-se conhecido como radialista de algumas emissoras em Vitória, principalmente a partir de 1964 quando apresentou o noticioso policial "Ronda da Cidade" e posteriormente na TV Vitória onde chegou a diretor de jornalismo dos Diários Associados no Espírito Santo.

Sua vida pública teve início quando ingressou na legenda da ARENA ao se eleger vereador em Vitória em 1966. Com o retorno ao pluripartidarismo em 1980, Gerson Camata optou pelo PMDB, e foi eleito governador do Espírito Santo em 1982, com o apoio de uma dissidência do PDS comandada pelo ex-governador Élcio Álvares, atitude essa resultante de uma série de deserções havidas entre as forças políticas situacionistas no estado ao longo dos anos.

Após sua vitória, sofreu uma ameaça de processo com base na Lei de Segurança Nacional por ter supostamente chamado o presidente João Figueiredo de "general mentiroso" durante a campanha eleitoral, fato rechaçado. Já investido no cargo, conheceu a jovem Rita de Cássia Paste, que após o casamento passou a assinar Rita Camata.

Camata foi governador do Espírito Santo entre 1982 e 1986, exerceu três mandatos como senador, de 1987 até 2011. Ele ainda foi vereador de Vitória, deputado estadual e deputado federal.

•Gerson Camata foi assassinado no dia 26 de dezembro de 2018 com um tiro na Praia do Canto em Vitória. De acordo com o secretário estadual de Segurança Pública, Nylton Rodrigues, o suspeito Marcos Vinícius Moreira Andrade, ex-assessor de Camata, foi preso e declarou, em depoimento, que a motivação foi uma ação judicial movida contra ele por Camata, que resultou no bloqueio de 60 mil reais de sua conta bancária.

Setor de Comunicação

Dia e horário das Sessões Plenárias: Segundas e quartas de 16h às 19h.

FanPage : Câmara Municipal da Serra – ES

Endereço: Rua Major Pissarra, 245, Centro - Serra/ES - 29176-020