Judith Leão Castelo ganha escultura de 1,40m

25 de fevereiro de 2019 às 00h00.

A serrana Judith Leão Castello Ribeiro, nome que traz esta Casa de Leis, ganhou estatua e poderá ser vista, do dia 25 de fevereiro até o dia 21 de março, no horário de 8 horas da manha às 6 da noite, de segunda a sexta, período de funcionamento da Câmara. Uma escultura de 1,40m de altura, sobre um pedestal de granito São Benedito, com 1,20m de altura com placa descrevendo de forma sucinta, a vida de Judith Leão Castello Ribeiro.

O autor Hipólito Alves que fez a escultura, já foi premiado internacionalmente, ele foi discípulo do escultor italiano, Carlo Crepas que atuou em Vitória, assim como também foi discípulo dos padres Pavonianos de Santo Antônio – Vitória – ES.

Judith, era jornalista, professora e escritora. Em 1949 pleiteou uma Cadeira na Academias Espírito-Santense de Letras, o que foi lhe negado, ocasião em que fundou na companhia de outras mulheres a Academia Feminina Espírito-Santense de Letras, da qual foi sua 1ª presidente.

Em 1952, Judith fundou na companhia de outras mulheres a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer – AFECC, em Vitória, entidade responsável pelo Hospital Santa Rita de Cássia.

Em 1981, Judith ingressou como 1ª mulher a ocupar uma Cadeira na Academia Espírito-Santense de Letras, assim como ingressou também, naquela ocasião, no Instituto Histórico Geográfico do Estado do Espírito Santo.

Judith Leão Castello Ribeiro, nasceu na cidade da Serra, no dia 31 de agosto de 1898, faleceu na Cidade do Rio de Janeiro – RJ, no dia 23 de março de 1982, sepultada no cemitério de Santo Antônio, no dia 24 de março de 1982.

A exposição da estátua da homenageada pela 6.ª FLIC – 6.ª FEIRA LITERÁRIA CAPIXABA, até o dia 21 de maio de 2019, ocasião em que será transferida para o local do evento, ou seja, o espaço cedido pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, para a Feira.

A escultura foi inaugurada no último sábado (23) quando aconteceu uma Pré Feira da 6° Feira Literária Capixaba, em Manguinhos na Serra-ES, para a divulgação da 6.ª Feira Literária Capixaba que acontecera em maio nos dias 22 a 26 na UFES.

A estátua é justamente devido a homenageada neste ano. A serrana Judith Leão Castello Ribeiro, 1.ª mulher candidata a um cargo eletivo, como candidata avulsa, sem partido (era possível) a deputada estadual do Espírito Santo, em 1934, não se elegeu, faltou legenda. Em 1947 foi eleita deputada estadual Constituinte Estadual do Estado do Espírito Santo. Foi reeleita três vezes. Em 1962 foi candidata a deputada estadual novamente, ocasião em que ficou como suplente, assumindo por várias vezes a Assembleia. Em 1966, com era seu deseja, em 1962, deixou de se candidatar.

A estátua foi doada por seu filho e atual  Presidente da Academia de Letras da Serra João Luiz Castelo a Academia Feminina de Letras. Ela ficará na Câmara até o dia 21 de maio e depois irá para a UFES na exibição na Flic/2019 e na sequência para Assembleia Legislativa onde passara um tempo.

foto: Da esquerda para a direita, o escultor, Hipólito Alves, escultura representa Judith Leão Castello Ribeiro, e na extrema direita, João Luiz Castello Lopes Ribeiro.

A exposição da estátua Judith Leão Castelo

Dia:  25 de fevereiro  a 21 de março

Local: Câmara Municipal da Serra - Rua Major Pissarra, 245, Centro - Serra/ES - 29176-020

Dia e horário das Sessões Plenárias: Segundas e quartas de 16h às 19h.

FanPage : Câmara Municipal da Serra – ES