Sessão Solene Insurreição de Queimado

Veja mais fotos - http://www.camaraserra.es.gov.br/galeria#prettyPhoto[mixed393]/0/

A Sessão Solene, que celebrou 170 anos da Insurreição do Queimado na Serra foi realizada na noite desta quinta-feira (21). Na ocasião compuseram a mesa nesta Solenidade, o Presidente desta Casa de Leis, Rodrigo Caldeira; os Proponentes/Vereadores Geraldinho PC e Aécio Leite; O senhor Rosemberg Moraes Coordenador do CEPIR- Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial; Moises Penno Svensson  - Secretário ( adjunto) Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer; Clerio Borges, o Acadêmico fundador e o primeiro Presidente da Academia de Letras e Artes da Serra e Historiador, a Senhora Madalena Maria Teles Correia, Coordenadora do Fórum Chico Prego da Serra e senhor Gilmar Carlos da Silva – Coordenador do Conegro e Ex-vereador desta Casa de Leis e Tata Monasufiazô Jerdan de Matamba, do Izô Muki Ria Matamba,  em Barcelona – Nação Angola. É representante da corrente das Nações (União de Povos Tradicionais de Matriz Africana da Serra)  Também participaram da sessão os vereadores Cabo Porto, Adilson de Novo Porto Canoa e Cleusa Paixão.

"O objetivo desta Sessão e justamente a de manter sempre viva na memória a revolta dos escravos que ocorreu  em 19 de março 1849 no distrito de São José do Queimado, município da Serra", explica Geraldinho PC

"Homenagem merecida as personalidades que se destacam na defesa da causa negra no Espírito Santo", salienta Aécio Leite

"Estou admirado em participar de uma sessão tão linda e colorida. Foi justamente por um forte movimento que hoje estamos celebrando a Revolta do Queimado, acredito que a união faz a força", finaliza Caldeira

A  Revolta do Queimado.

Um sonho de liberdade com 170 anos de história. No dia 19 de março de 1849, o município de Serra foi o cenário de um dos maiores levantes de escravos que já ocorreram no Brasil, a Revolta do Queimado. Queimado é um distrito da Serra, Espírito Santo. No dia 19 de março de 1849, a então freguesia de São José do Queimado foi palco de uma revolta de negros escravos. Criado em meados do século XIX, o atual distrito está incorporado ao município da Serra, um dos que compõem a área metropolitana da Grande-Vitória.

*Homenageado do Presidente Rodrigo Caldeira

- MARIA APARECIDA FERREIRA PINTO DE MATAMBA

-JOSÉ CARLOS DOS SANTOS ALVES

-CIA DE DANÇA MOTUMBAXÉ

Dia e horário das Sessões Plenárias: Segundas e quartas de 16h às 19h.

FanPage : Câmara Municipal da Serra – ES

Data de Publicação: terça-feira, 19 de março de 2019