CÂMARA MUNICIPAL DA SERRA

PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DA SERRA/ES

Importância da defesa da luta do povo negro é destacada em Sessão Solene

“Não matem os nossos jovens, não maltratem nossas mulheres, não derrube nossos terreiros”. A frase é do presidente do Conselho Estadual de Promoção de Igualdade Racial, Rosemberg Moraes Caitano e ecoou pelo plenário da Câmara Municipal da Serra durante Sessão Solene em comemoração ao Dia da Consciência Negra. A cerimônia, proposta pelo vereador Aécio Leite, aconteceu na tarde desta terça-feira (20).

Devido a uma cirurgia recente, o proponente da solenidade não pôde estar presente no evento, mas fez questão de cumprimentar, via vídeo, os presentes e exaltar a importância daqueles que atuam na defesa da luta do povo negro. No evento, ele foi representado pelo vereador Fabão da Habitação.

Lourência Riani, Secretária Municipal de Direitos Humanos, falou sobre o Sítio Histórico Arqueológico Queimado, local marcado pela luta dos escravos pela liberdade na metade do século XIX. Também participaram solenidade o presidente do Conegro Municipal, Gilmar Carlos da Silva e a coordenadora do Fórum Chico Prego da Serra, Madalena Maria Teles Correa, além de lideranças do Movimento Negro.

Música e poesia
Um dos momentos emocionantes do evento foi a apresentação do cantor Kaua do Samba, que entoou a canção “Sorriso Negro”, de Jovelina Pérola Negra. “Um sorriso negro, um abraço negro, traz felicidade. Negro sem emprego, fica sem sossego, negro é a raiz da liberdade”, diz trecho da canção. A jovem Aimee Gonçalves da Rocha Arthur também fez bonito ao declamar um poema de sua autoria, que integra o livro “Raízes, resgate ancestral – Escritoras Negras”, da Editora Popular Venas Abiertas.

Abismo racial
Levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que na população branca o rendimento médio domiciliar per capita superou em quase duas vezes o da população preta ou parda (terminologia usada pelo IBGE). Revela ainda que pretos e pardos correspondem a 64% dos desempregados e 66% dos subutilizados e que os brancos são maioria entre os ocupantes de cargos gerenciais no Brasil em 2018: 68,6% das pessoas nesse nível.

Mas vale destacar que, pela primeira vez, a população negra superou o número de pessoas brancas nas universidades públicas, alcançando 50,3%. No entanto, a taxa de jovens entre 18 e 24 anos cursando o ensino superior é de 56%, enquanto a de brancos é de 79%.

Setor de Comunicação
comunicacao@camaraserra.es.gov.br
Telefone: (27) 3251-8300
Horário de funcionamento da Câmara: 8h às 18h
Sessões Plenárias: Segundas e quartas
FanPage : Câmara Municipal da Serra – ES
Endereço: Rua Major Pissarra, 245, Centro - Serra/ES - 29176-020

Data de Publicação: quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Endereço:
Rua Major Pissarra, 245, Centro - Serra/ES - 29176-020

Telefone: (27) 3251-8300
E-mail: comunicacao@camaraserra.es.gov.br

Horário de funcionamento da Câmara:
8h às 18h

Dia e horário das Sessões Plenárias:
Segundas e Quartas de 16h às 19h

Copyright © Câmara Municipal da Serra. Todos os direitos reservados.