CÂMARA MUNICIPAL DA SERRA

PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DA SERRA/ES

Sessão Especial celebra os 40 anos do PT

Os 40 anos do Partido dos Trabalhadores está sendo comemorado em todo o país. Na Serra, a celebração aconteceu nesta terça-feira (11), em uma Sessão Especial na Câmara Municipal, proposta pelo vereador Aécio Leite.

O evento, que teve início com uma poesia recitada por Cleber Lanes, homenageou militantes do partido, como João Carlos Coser, membro fundador do PT no Espírito Santo e um dos fundadores da CUT no Estado e Lourência Riani, que foi dirigente Municipal e Estadual do partido e presidente do PT Serra. “Os que chegaram em 1980 e os que vieram em seguida, todos têm importância na história do PT. Precisamos continuar sustentando as nossas lideranças para seguirmos derrotando todas as injustiças sociais”, disse a homenageada.

Jackeline Rocha, atual presidente do PT no Espírito Santo, destacou que os militantes criaram um ícone, Luiz Inácio Lula da Silva, que saiu do Nordeste e transformou sua indignação em luta e que elegeram a primeira mulher presidente da República, que fez com que a periferia tivesse voz e vez. “Podemos levantar a nossa cabeça e dizer que sobrevivemos a avalanche de fake news porque temos história, temos raiz e temos esperança”, declarou na cerimônia.

Miguel Júnior, presidente do PT na Serra fez um resgate da história do PT no Espírito Santo e garantiu que o maior desafio é continuar lutando pela democracia e pelo direito de todos os trabalhadores.

O proponente da Sessão Especial, o vereador Aécio Leite, reforçou a força do partido. “Temos chapa com candidatos a vereadores, temos candidato a prefeito. 40 anos de partido nos motiva a continuar a nossa luta”, enfatizou.

Os homenageados

CLEBER PEREIRA DE LANES: Natural de Bom Jesus do Galho- MG, Filho de Maria Lucia Pereira de Lanes e Aristides Paulino de Lanes, morador de André Carloni é Filiado ao PT desde 1991, advogado, Foi Presidente do PT Municipal por 2 mandatos e possui uma grande contribuição ao PT no Município da Serra.

GABRIEL DE OLIVEIRA: Militante histórico do PT e do Movimento Sindical e ao Sindicato da Construção Civil, é morador do Bairro Vista da Serra I, tem 84 anos e é um dos incansáveis guerreiros que possui o Partido dos Trabalhadores é filiado ao PT desde 1994.

GILMAR FERREIRA DE OLIVEIRA: Participou das Comunidades Eclesiais de Base, Militante e referência na Luta dos Direitos Humanos, morador de Carapina Grande, Foi Presidente do PT Municipal e grande referência no Município. Sua filiação é datada de 25/05/1987, 33 anos de vida Partidária.

LOURÊNCIA RIANI: Veio para a Serra aos 19 anos, participou das Comunidades Eclesiais de Base (Cebs) e da Associação de Moradores do bairro Carapina, onde reside. Como metalúrgica, atuou na oposição sindical Boca de Forno. Filiada ao PT desde de 1987. Foi dirigente Municipal e Estadual, sendo presidente do PT Serra. Vereadora por dois mandatos, dedicando-se a causa das mulheres e dos direitos humanos. Eleita vice-prefeita nas eleições em 2012. Hoje como Secretária de Direitos Humanos pela terceira vez, cumpriu o papel de dar visibilidade às temáticas de Igualdade Racial, LGBTI e Cidadania.

GILMAR CARLOS DA SILVA: Nosso companheiro da Periferia, foi vereador desta Casa de Leis, é um lutador incansável por melhorias de vida da população Serrana, possui grande inserção nos movimentos sociais e movimento popular. É filiado ao PT desde 01 de janeiro de 1991.

JOÃO CARLOS COSER: É advogado, foi membro fundador do PT no Espírito Santo, foi presidente do Sindicato dos Comerciários e um dos fundadores da CUT no ES, foi Deputado Estadual por dois mandatos consecutivos, e Deputado federal também por dois mandatos, Eleito em 2004 Prefeito de Vitória e reeleito em 2008. Foi presidente da Frente nacional de Prefeitos de 2009 a 2011 e Presidente do PT- ES.

GEAN CARLOS NUNES DE JESUS: Professor, Diretor Financeiro do Sindiupes, possui sua militância a partir das Comunidades Eclesiais de Base e movimento Popular, morador de Carapina, é coordenador Estadual do Setorial LGBTI+ e filiado ao PT desde 2000.

JOSÉ ANÉZIO DIAS DO VALE: Morador de Feu Rosa, foi dirigente Sindical, Presidente do Sindicato da Construção   Civil, participou ativamente da Central Única do ES, é filiado ao PT desde 26 de maio de 1987.

SEBASTIÃO FERREIRA DE SOUZA: Morador de Castelândia, foi dirigente do Sinergia, atuou no movimento popular e deu grande contribuição ao fortalecimento do PT da Serra, sua filiação é datada de 10 de Junho de 1988.

AMARANTE FRANCISCO DOS SANTOS: Morador de Jardim Tropical, trabalhador da Construção Civil, possui relevantes contribuições ao fortalecimento do PT no seu surgimento, é filiado ao PT desde 1995.

AGAMENOM BENICIO DE NOVAES LOPES: Conhecido com Menon, nascido em Jequié na Bahia. Em 1983 se mudou para Serra e desde já buscou os movimentos sociais onde participou da CEBs e das pastorais da igreja católica, e da federação das associações de Moradores. Filiou ao Partido dos Trabalhadores em 1987 com sua ficha número 0375. Disputou a Câmara de vereadores nos anos de 96 e em 2000.

CAETANO ROQUE DA SILVA: O Véi Caetano é morador de André Carlone, dirigente Sindical Metalúrgico aposentado, capitaneou grandes greves em nosso Estado, possui sua militância pautada na Construção da Central Única dos Trabalhadores. É filiado desde 1990 e atualmente é secretário de imprensa do PT Serra

JOSÉ CARLOS PIGATTI: Morador de Parque Residencial Laranjeiras, sociólogo e cientista político, foi Presidente da Central Única do Espírito Santo, foi Presidente do Sinergia, dirigente partidário é filiado ao PT desde 1991.

DEBORAH SABARÁ: Moradora de Nova Carapina II, é transexual, participou ativamente do X Manifesto LGBT de Vitória em 2019. É uma das fundadoras da GOLD- Grupo Orgulho Liberdade e Dignidade fundado em 2005. É filiada ao PT desde 2009.

JACKELINE OLIVEIRA ROCHA: Natural de Colatina, formada pela Pastoral da Juventude do Meio Popular, foi militante da Pastoral da Criança, estudante de Administração, foi candidata a Governadora pelo Partido dos Trabalhadores em 2018 e é a atual Presidenta do PT Espírito Santo.

JACINTO JOSÉ SEZINI: Morador de São Marcos, tem sua militância junto aos movimentos sociais e popular. Foi Presidente da FAMS e dirigente partidário. É filiado ao PT desde 1991.

JAIRO DIONIZIO DO NASCIMENTO: Morador de Jardim Limoeiro, aposentado, foi diretor do Sintracical, está na direção do Sindicato dos Aposentados, é um filiado histórico do PT e sua filiação é datada de 21 de março de 1988.

ALTIVO BARBOSA FILHO:  Morador de Laranjeiras Velha, trabalhador da Construção Civil, atuou na Pastoral Operária e comunidade Eclesial de Base, é um dos fundadores do PT, sua filiação é datada de 17 de junho de 1987.

JUVENTUDE PETISTA: Por reconhecer a importância da Juventude e sua contribuição para o nosso Partido, convidamos os jovens para em nome do PT ser homenageados.

MULHERES PETISTAS: Por ter a ousadia de eleger a Primeira Mulher Presidente desse país, convidamos as mulheres do Plenário para receber em nome de todas as mulheres do PT.

 

Clique aqui e confira a galeria de fotos.

Setor de Comunicação
comunicacao@camaraserra.es.gov.br
Telefone: (27) 3251-8300
Horário de funcionamento da Câmara: 8h às 18h
Sessões Plenárias: Segundas e quartas
FanPage: Câmara Municipal da Serra – ES
Endereço: Rua Major Pissarra, 245, Centro - Serra/ES - 29176-020

Data de Publicação: terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Endereço:
Rua Major Pissarra, 245, Centro - Serra/ES - 29176-020

Telefone: (27) 3251-8300
E-mail: comunicacao@camaraserra.es.gov.br

Horário de funcionamento da Câmara:
8h às 18h

Dia e horário das Sessões Plenárias:
Segundas e Quartas de 16h às 19h

Copyright © Câmara Municipal da Serra. Todos os direitos reservados.