Câmara da Serra abre as portas para condecorar mulheres inspiradoras

Mulheres fortes, com histórias exemplares, foram condecoradas na Sessão Solene que aconteceu na Câmara Municipal nesta terça-feira (10) em celebração ao Dia Internacional da Mulher. Entre as homenageadas na cerimônia, que foi proposta pelo vereador Pastor Ailton, estavam delegadas, funcionárias públicas, donas de casa, advogadas, professoras, veterinárias, entre outras, que foram agraciadas por suas trajetórias inspiradoras.

Para compor a mesa durante a cerimônia, o proponente Pastor Ailton convidou as duas vereadoras da Câmara Municipal da Serra, Cleusa Paixão e Quélcia, a vice-presidente da Federação das Associações de Moradores da Serra (FAMS), Mara Gomes Almeida, além das delegadas Gracimeri Gaviorno, Claudia Dematté e Natalia Tenorio Sampaio.

O vereador Pastor Ailton destacou a importância das parcerias e dos trabalhos realizados através dos movimentos que as mulheres vêm executando no município da Serra.

Em seu pronunciamento, a delegada Claudia Dematté falou aos presentes sobre o projeto “Homem que é homem”, criado em 2015 por psicólogos e assistentes sociais da Polícia Civil com o objetivo de atuar junto aos homens agressores para evitar a reincidência na prática de crimes de violência doméstica e familiar. Pelo projeto, os agressores denunciados nas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher são incentivados a participar de um ciclo de cinco palestras com temas voltados à desconstrução de ideias sexistas e machistas, a fim de estimular formas pacíficas de resolução de conflitos. Os temas abordados contemplam relações de gênero, formas pacíficas de lidar com os conflitos, identificação e reflexão a respeito das violências nas relações, bem como aspectos relativos à relação familiar, propondo pensar o espaço subjetivo ocupado na família como um lugar democrático de convivência.

delegada Claudia Dematté e o proponente da Sessão, vereador Pastor Ailton

O tema despertou um grande interesse das mulheres presentes e da sociedade civil. Vale destacar que é alarmante o índice de mulheres vítima de violência doméstica no Brasil. O país é o quinto com maior número de feminicídios no mundo. Dados da 8ª edição da Pesquisa Nacional sobre Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, realizada pelo Instituto de Pesquisa DataSenado, apontam que o percentual de mulheres agredidas por ex-companheiros subiu de 13% para 37% entre 2011 e 2019, o que representa um aumento de 284% desses casos.

Clique aqui e confira a galeria de fotos do evento.

Data de Publicação: quinta-feira, 12 de março de 2020