Câmara da Serra adota medidas para evitar contágio do Coronavirus

15 de março de 2020 às 00h00.

O mundo inteiro está de olho no Coronavirus e adotando medidas preventivas para evitar o contágio da doença. Na Câmara Municipal da Serra, além da intensificar a higiene local, outras iniciativas serão adotadas a partir desta segunda-feira (16).

De acordo com Rodrigo Caldeira, presidente do legislativo municipal, até segunda ordem serão suspensas as Sessões Solenes e Especiais, exceto uma já agendada para esta semana. Atividades que envolvam a circulação de público externo na Casa de Leis, como o projeto Câmara na Escola, que recebe estudantes para conhecer a rotina da Câmara, também estão suspensas. "São iniciativas necessárias neste momento. Vamos seguir todas as orientações dos órgãos competentes", declara Rodrigo Caldeira. Outra iniciativa adotada será o impedimento do acesso do público para acompanhar, in loco, as Sessões Ordinárias. A recomendação é que todos acompanhem ao vivo, nas segundas e quartas-feiras, às 16 horas, pelo site www.camaraserra.es.gov.br.

Também será orientado aos gabinetes que diminuam o atendimento ao público externo. Para aqueles que entrarem na Casa de Leis estarão disponíveis nas recepções borrifadores com álcool para higienização das mãos. Funcionários com mais de 60 anos ou com doenças respiratórias crônicas, bem como as grávidas, poderão executar suas atividades profissionais em casa.

Outras iniciativas:

Conforme já divulgada na última semana, a Câmara Municipal da Serra já tinha adotado algumas medidas preventivas visando reduzir a transmissão da doença bem como de outros microrganismos de transmissão respiratória ou por contato:

- Instalação de dispensadores em pontos específicos na Casa de Leis;

- Intensificação na higienização de cadeiras, mesas, telefones, teclados computadores, bebedouros e outros equipamentos, bem como das maçanetas, vasos sanitários e outros de uso coletivo;

- Limpeza dos equipamentos de ar condicionado visando manter limpos os componentes do sistema de climatização (bandejas, serpentinas, umidificadores, ventiladores e dutos) de forma a evitar a difusão ou multiplicação de agentes nocivos à saúde humana e manter a qualidade interna do ar;

- Fixação de informações sobre a doença nas áreas comuns da Casa de Leis, como elevadores, estacionamento e banheiro, sobre o novo Coronavírus (Covid-19) (como se prevenir, a importância da higienização, medidas necessárias em caso de suspeita da doença etc);

- Disponibilização em todas as recepções da Casa de Leis de borrifador com álcool para higienização das mãos daqueles que entrarem no local; - Incentivo aos gabinetes e demais áreas para que mantenham as janelas dos ambientes abertas, tornando o local mais arejado.

Setor de Comunicação
Sessões Plenárias: Segundas e quartas