Câmara Municipal da Serra passa por desinfecção para prevenir a disseminação do Covid-19

20 de abril de 2020 às 00h00.

A Câmara Municipal da Serra adotou uma nova medida de enfrentamento ao coronavirus: passou por desinfecção em sua área externa e interna. A iniciativa já estava prevista antes do vereador Guto Lorenzoni testar positivo para o Covid-19, já que pelo local circula um grande número de pessoas, embora o movimento no local esteja restrito apenas aos serviços essenciais.

O presidente da Casa de Leis, Rodrigo Caldeira, destaca que a instituição vem seguindo as recomendações das autoridades em saúde para evitar a disseminação da doença. Há mais de um mês a Câmara da Serra intensifica a higienização nos equipamentos de uso individual e coletivo, disponibiliza álcool em gel para a higienização das mãos dos funcionários, suspendeu, até segunda ordem, as Sessões Solenes e Especiais e atividades que envolvam a circulação de público externo, além das Sessões Ordinárias presenciais. Também determinou que funcionários com mais de 60 anos ou com doenças respiratórias crônicas, bem como as grávidas, executem as atividades profissionais em casa.

Na última sexta-feira (17) foi publicada a Portaria 295, que dispõe sobre a manutenção da suspensão de algumas atividades no âmbito da Casa Legislativa por tempo indeterminado, podendo à presidência revogá-la quando entender conveniente. “Vimos a necessidade de estabelecer novos procedimentos e regras que garantam a continuidade das atividades da Câmara, preservando a saúde das pessoas que circulam na Casa de Leis”, declara o presidente.

Dados no Espírito Santo

De acordo com o Painel Covid-19, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), até esta quarta-feira (22), estão confirmados 1.313 casos de pacientes infectados pelo novo coronavírus em todo o Espírito Santo, 34 óbitos e 263 pacientes estão curados.

A cidade de Serra registra, até esta quarta-feira (22), 307casos confirmados e 11 mortes. Colina de Laranjeiras é o bairro que mais registra pacientes infectados, 28, seguido de Morada de Laranjeiras, com 15 infectados e Valparaíso, com 14 infectados.

Medidas de prevenção

As recomendações do Ministério da Saúde de prevenção à COVID-19 são:

- Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.

- Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.

- Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

- Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.

- Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.

- Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.

- Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças.

- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.

- Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.

- Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas. Se puder, fique em casa.

- Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa até melhorar.

- Durma bem e tenha uma alimentação saudável.

- Utilize máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência.