Em discurso, vereador destaca luta das mulheres e presta homenagem às parlamentares

09 de março de 2021 às 00h00.

Para marcar o Dia Internacional da Mulher, o vereador Professor Alex Bulhões (PMN) destacou, em discurso, a luta histórica das mulheres por direitos e reconhecimento.

Segundo ele, o dia 8 de março é “verbo”. “Isso porque essa data significa ação, dinamismo, movimento... Enfim, tudo o que representa as mulheres em nossa sociedade. E foi com ação, dinamismo e movimento que as mulheres conquistaram ao longo da história não apenas uma data dedicada a elas, mas principalmente a condição primária de todo ser social: o direito de ser cidadã”.

Ao lembrar as conquistas que marcaram as lutas de mulheres durante mais de um século, o vereador também ressaltou dados preocupantes, os quais representam sérios desafios à sociedade. É caso da violência contra a mulher, que ainda é grande e persiste em todo o país. “Em 2020, o Brasil registrou mais de 105 mil denúncias de violência pelo disque 180 (dedicado à mulher) e pelo disque 100 (voltado aos direitos humanos)”, frisou Alex Bulhões.

Outro problema que requer ações efetivas de mudança, segundo o vereador, reside na baixa representatividade feminina na política. Para o Professor Alex Bulhões, mesmo sendo a maioria do eleitorado no Brasil e no ES, as mulheres estão à margem dos espaços de decisão. “Após o pleito municipal de 2020, foram nove mil as vereadoras eleitas - ou seja, 16% do total. Do outro lado, os vereadores eleitos foram mais de 47 mil, ou 84% do total. No estado, elas correspondem a apenas 10% dos eleitos para as Câmaras Municipais; ou seja, ocupam 87 das 860 vagas”, alertou.

Para o vereador, esses e outros dados servem de subsídios e apontam o que deve ser feito pelo legislativo brasileiro no que tange a políticas públicas. Ao final do discurso, Alex Bulhões rendeu homenagem às duas vereadoras da Câmara da Serra, Elcimara Loureiro e Raphaela Moraes, a quem ele entregou flores.