Tramita na Câmara projeto que cria a Farmácia Municipal de Manipulação

Suprir a demanda por medicamentos nos postos de saúde do município da Serra e facilitar o seu acesso à população. É o que propõe o vereador Professor Alex Bulhões (PMN) ao apresentar, na Câmara Municipal, o Projeto Indicativo 76/2021. A proposta, em análise pela Casa de Leis, autoriza a Prefeitura a implantar a Farmácia Municipal de Manipulação.

O objetivo é atender a demanda por medicamentos nos postos de saúde de todo o município com remédios manipulados. De acordo com o projeto, o abastecimento ficará sob responsabilidade de um órgão municipal competente designado pelo Poder Executivo para essa finalidade.

O vereador explica que, além de reduzir custos ao poder público, a população terá acesso a remédios de qualidade e mais baratos, e os médicos da rede pública de saúde, ao prescreverem esses medicamentos, podem encaminhar o paciente à Farmácia Municipal de Manipulação, onde terá acesso ao remédio de que necessita. “Segundo dados do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP), os medicamentos manipulados são 50% mais baratos do que os industrializados e apresentam as mesmas qualidades. E além do baixo custo para o usuário, ainda podemos citar como vantagens a segurança, a disponibilidade no mercado, a individualização das doses - o que evita desperdícios - e a facilidade na confecção dos medicamentos”, explica Alex Bulhões.

O projeto Indicativo foi lido no expediente durante Sessão Ordinária na última segunda-feira (19) e deve ser votado nas próximas sessões.

Data de Publicação: terça-feira, 20 de abril de 2021

CNPJ: 27.450.170/0001-24