Laboratório vai atestar a qualidade do sistema de esgotamento sanitário na Serra

15 de outubro de 2021 às 00h00.

Para atestar o tratamento de esgoto realizado pela Concessionária de Saneamento Serra Ambiental S.A e a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) na cidade da Serra, a Câmara Municipal contratou um laboratório de análises químicas certificado pelo INMETRO. Este é mais um importante passo da CEI e vai trazer mais transparência para a população sobre os serviços prestados pelas empresas.

O presidente do legislativo serrano, o vereador Rodrigo Caldeira, destaca que a contratação de uma empresa especializada vai atestar com precisão o questionamento de todos os serranos sobre a qualidade dos serviços prestados pelas empresas. O vereador Anderson Muniz, presidente da CEI, garante que esta é a primeira vez na Grande Vitória que um contrato como este é feito. “Este subsídio é importante, pois ressalta a transparência da Câmara da Serra no auxílio à população que tem sofrido com o lançamento de esgoto nos rios e córregos da cidade”, declara.

A vereadora Elcimara Loureiro, também membro da CEI, reforça a importância da análise que será feita pelo laboratório contratado. “A população da Serra vai saber se seu esgoto está sendo tratado ou não”. “Vamos dar uma resposta a altura para a população para saber se esta taxa absurda que é paga é justa ou não”, defende o vereador Fred, relator da Comissão.

Os testes que serão feitos pelo laboratório vão oferecer resultados com alta complexidade de parâmetros para determinar a qualidade da água que é lançada nos corpos hídricos e identificar possíveis contaminações.

Sobre a CEI

Instaurada em 25 de maio deste ano, a CEI foi criada com a finalidade de apurar denúncias e eventuais responsabilidades da Cesan e Ambiental Serra quanto a operação do sistema de esgotamento sanitário no município.

Setor de Comunicação
Sessões Plenárias: Segundas e quartas