Audiência Pública debate necessidade de ações para implementação efetiva da ciclomobilidade na Serra.

27 de maio de 2022 às 00h00.

A ciclomobilidade - uso de bicicleta para se locomover - cresce no Brasil mas sem planejamento. A necessidade de soluções para melhorias para esse meio de transporte para trabalho ou lazer, especialmente na cidade da Serra, foi debatida durante Audiência Pública na Câmara Municipal, que aconteceu nesta quinta-feira (26). Iniciativa do vereador Professor Rurdiney, a agenda reuniu autoridades, entidades representativas e munícipes.

Os incentivos para a adequação da ciclomobilidade são locais e geralmente ocorrem por pressão da população, que é a maior vítima da falta de planejamento adequada. E, quando existentes, os resultados são ciclovias sem padronização definida e muitas que “vão de nenhum lugar a lugar nenhum”, além de não oferecerem segurança para os ciclistas e nem estrutura adequada para que eles possam utilizá-las.

O vereador Professor Rurdiney, usuário de bicicleta, defende a necessidade do debate sobre a desconexão entre as estruturas cicloviárias e outros sistemas de transporte, que enfrenta problemas como a falta de iluminação, entre outros de engenharia que desestimulam as pessoas a trocarem o transporte automotivo individual por bicicletas. “É uma oportunidade ímpar estar à frente desta Audiência Pública, tendo em vista que é um tema muito relevante e importante para a nossa cidade. A ideia é ouvir a sociedade civil e o poder executivo”, destacou o parlamentar.

Entre os assuntos abordados no evento, as iniciativas da prefeitura em relação às ciclovias na cidade, acesso e acessibilidade e educação de trânsito para os ciclistas. A partir da Audiência Pública também ficou definido o encaminhamento para a criação de um grupo de trabalho para que todas as propostas e possibilidades sejam discutidas de forma permanente.

Estiveram presentes no evento o vereador Sergio Peixoto, presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano e Regional, Mobilidade Urbana, Logística, Ciência, Tecnologia, Indústria e Empreendedorismo da Câmara Municipal da Serra; Ana Luzia Rangel, representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da Serra; Joel Lírio Júnior, Secretário Municipal de Defesa Social; Halpher Luiggi, Secretário Municipal de Obras da Serra; Eberton Raimundo de Souza, do Coletivo Pedalando Serra e do Bike Anjo; José Morais Júnior, representante dos ciclistas serranos; Fábio Silva Alves, diretor do Departamento de Operações de Trânsito.

Setor de Comunicação
Sessões Plenárias: Segundas e quartas