Painel em Colina de Laranjeiras é declarado Patrimônio Cultural Material da Serra

01 de dezembro de 2022 às 00h00.

 

 

O histórico painel da antiga fábrica Atlantic Veneer, obra em azulejos da artista Marian Rabello, foi declarado Patrimônio Cultural Material da Serra, através da Lei Municipal 5.644 publicada no Diário Oficial. A iniciativa da lei, de autoria do vereador Paulinho do Churrasquinho, foi aprovada pelos demais vereadores em Sessão Ordinária na Câmara Municipal da Serra. A obra pertencia a Atlantic Veneer do Brasil mas, com a instalação do hipermercado Atacadão, o grupo Carrefour assumiu, em audiência pública realizada com os moradores do bairro Colina de Laranjeiras, o compromisso de preservar o gigantesco painel, todo em azulejos pintados, datado de 1968. “E um grande orgulho para todos nós serranos termos uma obra desta grandiosidade em nossa cidade. O painel se destaca pelas cores fortes e por ser acessível a todos que passam pelo local”, disse o parlamentar autor da lei.

A majólica ou faiança é a técnica utilizada pela Marian Rabello que adquiria o azulejo industrial já vitrificado em cor branca e sobre este suporte aplicava a composição pré-desenhada num papel vegetal, e transferida para o painel, geralmente montado em mesas ou sobre o próprio chão. A composição era pintada com tintas elaboradas pela própria artista, a base de pigmentos e óleo de copaíba e só então os azulejos eram enumerados e queimados para serem montados novamente no local escolhido.

O painel de Marian, que tem várias obras espalhadas pelo Estado, infelizmente ainda retrata um dos grandes problemas que a humanidade enfrenta: o desmatamento ou corte indiscriminado das árvores e a relação homem-natureza.

Apesar de ser uma obra de 1968 ela sofreu pouquíssimos desgastes em sua superfície e, mesmo estando ao ar livre, os azulejos ainda mantém o mesmo brilho e colorido característico da época em que foram afixados. 

Setor de Comunicação
[email protected]
Telefone: (27) 3251-8300
Horário de funcionamento da Câmara: 8h às 18h
Sessões Plenárias: Segundas e quartas
FanPage: Câmara Municipal da Serra – ES
Endereço: Rua Major Pissarra, 245, Centro - Serra/ES - 29176-020

Câmara Municipal da Serra

Rua Major Pissara, 245, Centro - Serra/ES
CEP: 29176-020

TEL: (27) 3251-8300

[email protected]


Atendimento ao Público

Horário de funcionamento da Câmara: 7h às 18h
Sessão Plenárias: Segundas e Quartas-feiras
a partir das 16:00h.

Localização

Copyright © Câmara Municipal da Serra. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.