Vereador Rodrigo Caldeira deixa a presidência da Câmara da Serra e destaca ações de sua gestão

30 de dezembro de 2022 às 00h00.

Após quase cinco anos à frente da presidência da Câmara Municipal da Serra, o vereador Rodrigo Caldeira deixa o cargo. Em sua gestão, priorizou ações que contribuíram para a melhoria de vida do morador serrano, para a modernização do legislativo municipal e valorização dos servidores. O cargo será ocupado, a partir do dia 1º de janeiro, pelo vereador Saulinho da Academia.

Rodrigo Caldeira destaca que, enquanto presidente, se propôs a executar uma série de ações, de gestão e administração da casa de leis, que se traduziram em projetos significativos. “Concebemos, planejamos e implementamos experiências legislativas cujos resultados atingidos foram além das nossas expectativas. Foram constituídas Comissões que discutiram e fizeram encaminhamentos de uma série de temas relevantes para a cidade. Em reuniões Plenárias e reuniões da Mesa Diretora foram debatidas políticas públicas integradas para o município, a transparência e a gestão da Câmara”, enumera o vereador.

O parlamentar menciona ainda que, ao iniciar os trabalhos na presidência, nos primeiros dias de janeiro de 2018, já sabia que teria muito trabalho pela frente e questões sérias para organizar e transformar. “Quando assumimos deixamos de ser um parlamentar municipal e passamos a ser também um gestor, um ordenador de despesas. E foi exatamente na condição de gestor desta casa que assumimos o compromisso com a preservação do interesse público, com o respeito ao dinheiro público. E assumimos estes compromissos baseados sempre no diálogo com a população e com os demais vereadores”, declara.  E revela ainda que sabia que algumas das suas ações de gestão provocaram fortes reações. “Isso era previsível, pois os processos de mudança quase sempre são assim. Durante o processo de implementação destas mudanças fomos alvo de incompreensões, porém, mesmo assim avançamos no nosso planejamento e implementamos um conjunto de ações de caráter administrativo, cuja motivação principal foi atender a dois pressupostos básicos, a adequação de processos internos à legislação vigente e maior eficiência administrativa”.

Repasse de cerca de R$12 milhões ao executivo

Com orgulho, o vereador Rodrigo Caldeira salienta que, em sua gestão, a Câmara da Serra repassou para o executivo cerca de R$ 12 milhões, segundo ele, algo jamais visto na história da administração do legislativo serrano. “Esse valor pôde ser investido pela prefeitura em saúde, educação, esporte, assistência social e demais áreas”.

Sobre as ações de revisão administrativa e de gestão da casa de leis, o vereador elenca a atenção especial dada às instalações físicas, como a manutenção de toda a rede elétrica e obras e reformas para adequação ao Plano de Prevenção Contra Incêndios, além de iniciativas como aquisição de novos computadores e equipamentos de trabalho e o aperfeiçoamento da ferramenta de Processo Eletrônico da Câmara, onde os processos saíram da era do papel e entraram na era digital - agilizando os processos internos e trazendo definitivamente a Câmara da Serra para o século XXI.

Foto: André Rodrigues

Acompanhe a Câmara

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

• Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Twitter

Sessões Plenárias

Segundas e Quartas-feiras a partir das 16:00h.

ouvidoria@camaraserra.es.gov.br

Rua Major Pissara, 245, Centro - Serra/ES - 29176-020