Campanha Junho Vermelho na Câmara Municipal da Serra destaca a importância da doação de sangue e do cadastro no banco de medula óssea

Evento reforça a necessidade de doadores de sangue e medula óssea, fortalecendo a solidariedade e esperança no “Junho Vermelho”

06 de junho de 2023 às 00h00.

Na tarde desta terça-feira (06), a Câmara Municipal da Serra sediou uma palestra de extrema importância para conscientizar a população sobre a doação de sangue e o cadastro no banco de medula óssea. O evento foi realizado em alusão ao "Junho Vermelho", mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação de sangue no Brasil. Com o tema "A Importância da Doação de Sangue e do Cadastro no Banco de Medula Óssea", a palestra ministrada pelo Hemoes contou com a presença dos servidores e funcionários Casa.

A Câmara da Serra tem sempre buscado ações para abrir a Casa para a participação da comunidade. Segundo o presidente da Câmara, Saulinho, ações como essa são de relevância para a sociedade serrana. Ele destacou que a doação de sangue e o cadastro no banco de medula óssea são atos de solidariedade capazes de salvar vidas e que todos devem se engajar nessa causa nobre.

"Sabemos da importância de ter um estoque de sangue adequado para atender às demandas da população. Também é crucial ampliar o número de doadores de medula óssea, uma vez que essa é uma opção de tratamento para diversas doenças graves. É um gesto de amor ao próximo e de esperança para aqueles que precisam e, se a Casa pode ajudar, não mediremos esforços", afirmou o presidente.

Durante a palestra, a assistente social do Hemoes, Clemilda de Oliveira, abordou os números alarmantes que evidenciam a necessidade contínua de doadores de sangue e medula óssea. Ele ressaltou a importância de ampliar a conscientização da população e incentivar a adesão a essas práticas solidárias.

"Os estoques de sangue nem sempre são suficientes para suprir a demanda de transfusões, principalmente em casos de emergência. Da mesma forma, o número de doadores de medula óssea é ainda insuficiente para atender a todos que necessitam de um transplante. É fundamental que cada um de nós se torne um agente de transformação, doando sangue regularmente e se cadastrando no banco de medula óssea. Assim, podemos ajudar a salvar vidas e dar esperança às pessoas que enfrentam doenças graves", afirmou Clemilda.

Ao final do evento, os participantes foram convidados pelo coordenador de comunicação, Rauvany Correa, a se cadastrar como doadores de medula óssea e a fazer a doação de sangue não somente nos postos de coleta disponíveis na região, mas também durante a ação que acontecerá no auditório da Câmara.

Com a palestra na Câmara Municipal, a conscientização sobre a importância da doação de sangue e do cadastro no banco de medula óssea foi ampliada na cidade, impulsionando uma cultura de solidariedade e empatia. Espera-se que essa iniciativa inspire cada vez mais pessoas a se tornarem doadoras e a fazerem a diferença na vida de quem necessita dessas doações vitais.

Serviço:

Doação de sangue e cadastro no Banco de Medula Óssea

Data: 30/06 - sexta-feira

Horário: a partir das 8h30

Local: Auditório “Paulo Pereira Gomes” – Câmara Municipal da Serra

Para se cadastrar: https://docs.google.com/forms/d/1kTDWjluZ7qC8QcXLmOvy3oPuOnU2Ru4SaCQ5ralPL7Q/edit