Vereador Roberto Catirica (PHS) propõe Dia do Adventista na Serra

25 de janeiro de 2017 às 00h00.

Na última semana, o vereador Roberto Catirica (PHS) protocolou um projeto de Lei que visa a criação do Dia do Adventista, a ser comemorado no dia 7 de julho, como parte integrante Calendário Oficial de eventos do município da Serra. Presente na cidade há quase 40 anos, a Igreja Adventista do Sétimo Dia conta com 55 templos e mais de 5.800 membros em solo serrano.

Atualmente, a denominação religiosa colabora diretamente com a comunidade através de projetos sociais e mobilizações em prol de temas relevantes, como saúde e prevenção à violência. Uma das frentes de trabalho é o Clube de Desbravadores e Aventureiros, que promovem atividades cívicas, de cunho ambiental e social com milhares de crianças na Serra.

O vereador, que é membro da igreja, ressalta a importância deste dia para o reconhecimento do trabalho voluntário dos adventistas e para a motivação dos mesmos no auxílio à sociedade. “ Enxergamos o papel da igreja, não só a adventista, como de extrema importância para a manutenção das famílias e causas sociais dentro do município. Os projetos trazidos por eles representam uma força a  mais para o bem estar dos cidadãos e, por isso, queremos reconhecer este trabalho”, explica.

Conheça alguns projetos

Quebrando o Silêncio – É um projeto educativo e de prevenção contra o abuso e a violência doméstica, promovido anualmente pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em oito países da América do Sul, (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai) desde o ano de 2002. Em 2016, a Serra recebeu passeatas e feiras com atendimentos gratuitos à população.

Feiras de Saúde – Promovidas anualmente pela Igreja, em 2016 estiveram presentes em vários pontos da Serra, de praças públicas até shopping. Os bairros de Jacaraípe, Carapina, Laranjeiras, Vista da Serra e Cidade Continental, foram alguns dos contemplados com atendimentos médicos gratuitos, testes básicos de saúde, serviços jurídicos e nutricionais, e até mesmo serviços de beleza como cortes de cabelo e limpeza de pele.

Clube de Jovens – Em várias igrejas estão ativos os clubes que promovem ações sociais periódicas, como o ‘Valentes de Davi’, de Cidade Continental. A cada 15 dias eles visitam unidades de saúde e hospitais levando lanches e uma palavra de carinho à pacientes, acompanhantes e funcionários. Este trabalho já é realizado há mais de dois anos.

Moradores de Rua e públicos não favorecidos – Projetos também auxiliam moradores de rua do município, objetivando não só alimentá-los e vesti-los, mas reintegrá-los à sociedade. Em Carapina, jovens adventistas saem às ruas periodicamente para levar alimentos, roupas e ajudar na indicação de emprego e outras orientações. Eles também fazem, anualmente, um trabalho com as garotas de programa no Dia Internacional da Mulher, levando rosas e materiais que falam sobre esperança.

Escola Adventista da Serra – A unidade educacional, que fica em Serra Sede, promove frequentemente com seus alunos atividades em prol do bem estar da comunidade. As ações acontecem, geralmente, nas ruas do bairro e colaboram para temas como saúde pública. Em 2016, a escola se juntou ao time de futebol da cidade – Serra Futebol Clube – para visitar casas da região e orientar sobre os perigos do Zika Virus e da Dengue.

Mutirão de Natal – Por meio da Ação Solidária Adventista (ASA), departamento existentes em todos os templos da Serra, cestas básicas e outros auxílios são distribuídos no Natal para a comunidade local. Em Nova Almeida, por exemplo, mais de 6 toneladas foram doadas em 2014, além de roupas, prêmios e brinquedos.

Sergio Rocha  - Gabinete Vereador Catirica