Sessão Solene em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher

“As homenagens prestadas nesta sessão são para aquelas mulheres que de alguma forma contribuíram significativamente na construção de uma história com o município da Serra”. Explica Neidia

10 de março de 2017 às 00h00.

Sessão Solene em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher

 

A Presidente Neidia Maura Pimentel (PSD) realizou nesta quinta-feira a Solenidade em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o evento aconteceu no Plenário Flodoaldo Borges Miguel na Câmara Municipal da Serra para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.

Na mesa de honra estiveram presentes; A Presidente da Câmara Municipal da Serra e proponente desta sessão; Neidia Maura Pimentel, vereadora Quélcia Mara Fraga Gonçalves, a vereadora; Cleusa Paixão; Procuradora Geral desta Casa de Leis; Drª Thuzza da Conceição Machado Pedreira; Luciana Correa Miranda Malini; Secretária Municipal de Políticas Públicas da Mulher, Presidente do Conselho Municipal de Cultura da Serra; Suzi Nunes, Gracimeri Vieira Soeiro de Castro Gaviorno, Subsecretária de Integração da Secretaria de Segurança Estadual.

 

“As homenagens prestadas nesta sessão são para aquelas mulheres que de alguma forma contribuíram significativamente na construção de uma história com o município da Serra”. Explica Neidia

Na ocasião teve a presença da artista plástica, Ignácia Macedo com a exposição de alguns de seus trabalhos na entrada e no interior do plenário. A presidente fez questão de homenageá-la. “Quero agradecer sua presença e disponibilidade para expor suas obras nesta sessão. Esta é mais uma mulher que se desta em nosso meio com seu extraordinário trabalho”. Ignácia recebeu seu certificado das mãos da proponente da sessão, Presidenta Neidia Maura Pimentel.

Na sequência a Presidente fez a leitura do Livro de Provérbios 31:30 - Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada.

A procuradora desta Casa de Leis Drª Thuzza cantou três músicas em homenagem à todas as mulheres com sua bela voz.

      

A poetiza Sonia Rojas declamou uma bela poesia, para mostrar como as mulheres são incansáveis até na memória, Sonia mostrou a beleza da dramaturgia como arte na declamação de poesias.

E, um a um, os vereadores foram convidados a então homenagear algumas destas muitas mulheres que fazem parte desta história.

-O Vereador Aécio Leite homenageou a senhora Mayara Lima Candido - Graduada em licenciatura Plena em Matemática e especialista em Educação Matemática Inclusiva. Começou sua carreira na Educação Pública em 2010, quando assumiu o cargo de professora de Matemática na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Laranjeiras”, em Laranjeiras Velha. Em junho de 2014 assumiu a direção desta mesma escola, onde tem desenvolvimento uma gestão democrática, voltada para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.

 

- O Vereador Adilson Maria fez homenagem a Tânia Maria Molaes - Tania Nascida em Lajinha – MG. Mora há 32 anos na Serra, é Assistente Social de formação e dedica sua vida à luta pelos direitos humanos há mais de 40 anos, em especial aos direitos das crianças. Atualmente, coordena o Abrigo Arco Íris, instituição de acolhimento provisório para pessoas em situação de rua no município da serra.  

 

-O Vereador Adriano Galinhão representado por sua assessora fez homenagem a senhora Eva Lopes da Costa - Conhecida entre seus amigos por tia, mãe de 4 filhas. Moradora do bairro Jardim Carapina a mais de 30 anos e atua como feirante. Uma mulher batalhadora, de fé e guerreira e que luta pelos seus ideais.

 

- Para entrega de sua homenagem o Excelentíssimo Vereador Alexandre Xambinho, foi representado por Claúdia Roquini, assessora de seu gabinete. Homenageou – Luiza de Marilac do Nascimento - Atua desde 2006, junto a Associação de Moradores da Praia de Bicanga, buscando melhorias e propondo pontos importantes junto a municipalidade em favor dos moradores.

 

Vereador Cabo Porto homenageou Hilda Maria Oliveira - Nascida em Castelo, veio para Grande Vitória aos 15 anos, pois era jovem sonhadora e tinha outras pretensões. Mãe de três filhos, passou por dificuldades financeiras, mas como uma verdadeira guerreira venceu as mesmas e hoje com os filhos formados, mantém dois restaurantes, um em Serra Sede e outro em Campo Grande.

 

A Vereadora Cleusa Paixão homenageou Djanira Mercedes de Souza - Nascida em Aracruz, mãe de dois filhos, chegou em Nova Almeida com 24 anos de idade, sempre focando em algo melhor para ela e seus filhos. Esteve sempre lutando pelas causas das mulheres em geral. Participa de núcleos de solidariedade na região de Nova Almeida.

 

O Vereador Fábio Duarte de Almeida homenageou Marina Nascimento Pereira - Natural de Jardim América, Cariacica/ES, a Senhora Marina reside há 35 anos no bairro Porto Canoa. Sempre ligada as questões sociais é presidente e fundadora do “Clube da Boa Convivência Viver Feliz”, de Porto Canoa. Também participa da diretoria da Associação de Moradores do respectivo bairro.

 

O Vereador Geraldinho Feu Rosa homenageou Nadia Silva Santos - Formada em administração, especialista em Finanças, hoje trabalha em um projeto criado pela mesma há mais de um ano, onde o principal objetivo é levar através da dança, qualidade de vida a outras mulheres que possuem dificuldades de realizar atividades físicas. Por meio deste trabalho, muitas mulheres têm recuperado sua autoestima e bem-estar. Para Nadia, cuidar da saúde de outras pessoas é promover o desenvolvimento saudável de uma sociedade.

 

O Vereador Geraldinho PC fez homenagem a Benedita da Vitoria Gualberto - Filha de pescadores em Praia de Carapebus, casada com João Gualberto filho. Moradora nativa do município e de família humilde, estudou até a quarta série do ensino fundamental. Trabalhou como doméstica para ajudar a criar seus 08 filhos. Mulher alegre, que ama pescar, dançar congo e forró e pular carnaval, forró.

 

 

O Vereador Gilmar Dadalto (Raposão) homenageou a senhora Maria da Conceição Martins Dias - Moradora do bairro Jardim Tropical desde 1979. Viúva, ajudou seus 9 filhos a criar 28 netos. Também ajudou na criação de seus 16 bisnetos e tem 15 agregados. Com muitas amizades que conquistou ao longo dos anos, Conceição como é conhecida de todos é uma grande Serrana de Coração.

 

O Vereador Guto Lorenzoni fez homenageada Gracimeri Vieira Soeiro de Castro Gaviorno - Subsecretária de Integração da Secretaria de Segurança Estadual. Mestre em direito e garantias constitucionais – FDV/ES, especialista em processos civil e segurança pública, graduada em direito, professora de cursos de mestrado profissional, possui pós-graduação em inteligência e graduação de direito, formação e capacitação policial. Publicou livros e artigos científicos, foi superintendente da polícia técnico cientifica.

 

O Vereador Miguel da Policlínica homenageou Valéria de Fátima Santana - O vereador foi representado pela presidente Neidia,  Brasileira, casada, formada em serviço Social, mãe de uma filha, servidora pública da Prefeitura Municipal de Serra/ES desde 2004 e moradora neste município há mais de 30 anos.

 

 

A Vereadora/Presidente Neidia homenageou Karla Castro Barros - Casada há 32 anos, mãe de três filhos, que são a razão da sua vida, pessoa alegre, extrovertida, gosta muito de estudar e ler. – Maria de Fatima Nobre Pissari -Moradora do bairro Jardim Tropical, viúva há 5 anos, tem dois filhos, gosta muito de trabalhar, nas horas livres gosta de caminhar, – Maria Madalena Gambati, Moradora do bairro Jardim Tropical, casada há 43 anos, tem uma filha, dona do lar, gosta muito de novelas e passear. – Ângela Maria Pimentel Loureiro Rocha - Moradora do bairro Jardim Primavera, viúva, evangélica, professora, gosta muito de trabalhar, dedicada em tudo que faz, gosta de plantas, artesanatos, pintura, ler e adora viajar. – Maria Marlene Rodrigues Monteiro - Casada há 35 anos, mãe de cinco filhos, adora paparicar os netos, gosta muito de ajudar as pessoas, gosta de ir à igreja.

     

 

A Vereadora Quélcia homenageou Heloísa Correa da Silva - Natural da Serra, moradora do bairro São Judas Tadeu, mãe de 1 filho. É professora aposentada da Prefeitura da Serra e por longos anos se dedicou ao ensino infantil no centro social. Mulher guerreira e batalhadora, suas maiores virtudes são a solidariedade e a perseverança, pois fez das dificuldades da vida uma plataforma para vencer.

 

O Vereador Robson Miranda homenageou Maria das Neves - Natural de João Neiva, mora em Central Carapina há 40 anos e durante 22 anos trabalhou na praça do bairro se mostrando sempre radiante e alegre. Hoje frequenta um grupo de idosos do qual participa de todas as festas.

 

 

 

O Vereador Roberto Catirica homenagem Arinda Rosa da Silva - Mãe, esposa, avó e bisavó exemplar, cuida de todos com muita ternura. Se pudéssemos escolher uma palavra para defini-la, essa sem dúvidas seria infinita. Não há limites no tamanho da sua bondade, não há como medir o amor que demonstra pelos que convivem com ela e não há como explicar a delicadeza de suas palavras.

 

O Vereador Stefano Andrade homenageou Karla Sant Ana Braga - Tornou-se uma grande empresária há 15 anos atrás quando realizou o sonho de uma mulher batalhadora e determinada que apesar das dificuldades correu atrás com muita garra, força e perseverança. É proprietária da loja Charminho Modas Infantil em Serra Dourada”. Parabéns Karla por ser um exemplo de pessoa, mãe, esposa, um exemplo de mulher.

 

O Vereador Wellington Alemão homenageou Márcia Bertazo Pereira - Casada e mãe de 2 filhas, Márcia considera a maternidade a coisa mais importante da vida de uma mulher. Em 1982 se tornou Coordenadora Pedagógica na EMEF Prof.ª Alba Lilia Castelo Miguel onde trabalhou por mais de 30 anos, dos quais 25 esteve à frente da Direção da Escola.

 

Homenagem pessoal do vereador: Seguir com homenagem a sua mãe Naira

 

 

O Vereador Nacib Haddad homenageou Ana Lúcia Freitas Engelhardt - Natural de Colatina- ES, reside no bairro Carapina Grande, no município da serra por trinta e oito anos, casada com Norildo Engelhardt, mãe de três filhos e avó de dois netos. Além de ser uma mãe, uma avó e uma mulher dedicada, Lucinda também se dedicou durante oito anos como vereadora do município da Serra, sendo dois mandatos consecutivos, cuidando do município com toda a sua carisma e dedicação.

 

Foram sorteados alguns mimos e, dentre eles, um DVD que retrata a vida de Judith Leão Castello Ribeiro. Mulher que fez história na nossa querida Serra, tanto que, este Palácio recebe seu nome. Primeira mulher que fez parte da história política na Serra e primeira deputada Estadual do Estado, representando o município da Serra.

A excelentíssima Vereadora / Presidenta desta casa de leis Neidia Maura Pimentel fez o encerramento desta solenidade

 

FanPage Câmara Municipal da Serra - ES

Luciene Costa - Assessora de Comunicação da Câmara Municipal da Serra 

(27)  99947-3645   

[email protected] 

 

Câmara Municipal da Serra

Rua Major Pissara, 245, Centro - Serra/ES
CEP: 29176-020

TEL: (27) 3251-8300

[email protected]


Atendimento ao Público

Horário de funcionamento da Câmara: 7h às 18h
Sessão Plenárias: Segundas e Quartas-feiras
a partir das 16:00h.

Localização

Copyright © Câmara Municipal da Serra. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.