Sessão Solene do Dia da Polícia Militar

Nesta terça-feira (18), foi realizada na Câmara da Serra a Sessão Solene em homenagem ao Dia da Polícia Militar do Espírito Santo. O evento proposto pelo Vereador Cabo Porto teve como objetivo comemorar os 182 anos da Corporação. Prestigiara o evento, cerca de 200 pessoas entre militares homenageados, convidados e autoridades.

19 de abril de 2017 às 00h00.

Nesta terça-feira (18), foi realizada na Câmara da Serra a Sessão Solene em homenagem ao Dia da Polícia Militar do Espírito Santo. O evento proposto pelo Vereador Cabo Porto teve como objetivo comemorar os 182 anos da Corporação. Prestigiara o evento, cerca de 200 pessoas entre militares homenageados, convidados e autoridades.

A mesa foi composta pelo Vereador proponente e pelo vereador Geraldinho PC (PDT), pelos Deputados Estaduais Josias da Vitória (PDT) e Bruno Lamas (PSB), pelos Majores Werneck, comandante da 14ª Cia e Anechini, que comanda a 8ª Cia e Tenente Sotele, comandante da 4ª Cia.

A Banda da Polícia Militar se fez presente na Solenidade e executou os Hinos Nacional e da Polícia Militar, e emocionou o público presente.

Ocupando as cadeiras de honra, se fizeram presentes o Subtenente Reis, representando o Comandante do Batalhão da Polícia Ambiental do Espírito Santo; o Presidente da Associação dos Cabos e Soldados, Sargento Renato; o Presidente da Associação dos Bombeiros Militares do Espírito Santo, Sargento Assis; o Vice-Presidente da Associação dos Oficiais Militares do Espírito Santo, Tenente Coronel Roger e o Sargento Bombeiro Jocimar Rocha, representando o Vereador Joel da Costa, do município de Cariacica.

Após a apresentação da Banda da Polícia Militar, o Pastor Harley Glaucio que também é Militar, fez uso da palavra para abençoar a abertura da Sessão, que foi marcada por muita emoção.

O Deputado Bruno Lamas (PSB) abriu os discursos e parabenizou ao Vereador pela Solenidade e rendeu os parabéns a Corporação. Disse também, que a Polícia Militar não é uma pessoa ou um governo, é uma instituição que irá permanecer por anos, independente do governo que esteja.

O Deputado Josias da Vitória (PDT), também parabenizou ao Vereador pela Sessão e que essa homenagem, dá mais força aos Policiais, que em face de todos os acontecimentos, ainda precisam manter as cabeças erguidas.

O Comandante da 14ª Cia, Major Werneck em sua fala, também parabenizou a Solenidade e disse um pouco sobre a nova formação da Polícia Militar e que a 14ª Cia está sendo apresentada às comunidades litorâneas de nossa Cidade. Em seguida, se retirou da mesa a fim de seguir para o bairro Nova Almeida, para a apresentação da Cia.

O Vereador Geraldinho PC (PDT), também parabenizou a organização e a mesa pela solenidade. Falou que por muitos anos serviu a PM, mas que agora é da Polícia Civil e que estava feliz pelo momento e pela homenagem que renderia ao irmão, que é da Corporação.

Para fechar a rodada de discursos, o Proponente da Sessão Solene, o Vereador Cabo Porto (PSB), em seu discurso parabenizou a todos os Agentes da Segurança Pública, Civis, Militares, Bombeiros, Guardas Municipais e todos os que trabalham ativamente para a promoção da segurança e na redução da criminalidade.

A Sessão teve como Mestre de Cerimônia, Luciene Costa, Jornalista e Assessora de Imprensa da Casa. Ela contou um pouco da história da Polícia Militar, em seu contexto nacional e em seguida falou no âmbito estadual.

Antes da entrega das Placas Honoríficas, a Banda da PM, abrilhantou a solenidade com mais uma apresentação, ao entoar o Hino da Polícia Militar, que foi cantada pelos militares presentes.

O Vereador Adilson de Novo Porto Canoa homenageou, Jessé Costa dos Santos, representado por Neiara Borges.

Vereador Adriano Galinhão homenageou, Lúcio Flávio de Souza Ramos.

Vereador Aécio Leite homenageou Rafael Alencar Matos Gomes.

Vereador Basílio da Saúde homenageou Rodney Barros do Nascimento.

Vereador Fábio Duarte homenageou Marcelo Gonçalves de Assis.

Vereador Geraldinho PC homenageou o irmão Uenderson Ferreira Gualberto.

Vereador Raposão homenageou Marcelo Monteiro dos Santos.

Vereador Miguel da Policlínica homenageou José Antônio Lopes Cardoso.

Vereador Nacib Haddad homenageou Solimar Marciano da Silva.

Vereador Pastor Ailton homenageou Aislam Jorge Fernandes.

Vereador Stefano Andrade homenageou Ivanel de Martin.

E o Vereador Wellington Alemão homenageou Ricardo Pereira Brandão, em seguida rendeu voto de congratulação ao Tenente Sotele.

Os Vereadores Cleusa Paixão e Roberto Catirica, que estavam presentes à Sessão, não entregaram as placas na casa, pois se ausentaram para cumprir outras agendas.

O Vereador Cabo Porto rendeu homenagens a Josimar Noval Braga; Sargento Braga entrou na corporação em 1996. Foi agraciado como destaque operacional do Batalhão quando atuou no grupo de abordagens da 3ª Cia do sexto Batalhão.

Atualmente está no setor de Planejamento de Operações, Policiamento e Instruções com sede no Batalhão.

A Victor Vieira dos Anjos; Subtenente Vitor iniciou a carreira militar em 1993. Trabalhou no COPOM e em seguida foi trabalhar na rádio patrulha. Também passou pelo GAO e Rotam, onde foi homenageado como destaque operacional da Polícia Geral. Em 2013 sofreu um acidente com a viatura, sofrendo uma lesão grave na coluna, ocasionando sua aposentadoria.

A Carlamão Vicente de Holanda; Cabo Carlamão entrou na Polícia Militar em 1992. Atua no município da Serra há mais de 11 anos. Possui várias homenagens de destaque operacional. Foi homenageado na Assembleia Legislativa como destaque ne repreensão ao tráfico de entorpecentes na cidade. E também teve fundamental participação na apreensão de mais de 600 armas de fogo.

A Alex Sandro Moraes da Conceição; Sargento Alex, com 22 anos de serviços prestados à Polícia Militar do ES. É Bacharel em Direito e Pós-graduado em Educação e Direitos Humanos. Serviu no Regimento de Polícia Montada e no sexto Batalhão sendo, primeira Cia, GAO, Terceira Cia, Segunda Cia e P2 respectivamente. Possui vários elogios individual administrativos e operacionais consignados no assentamento funcional.

A Dário Domínio Próspero; Sargento Próspero ingressou na Polícia Militar em 1988, hoje com 29 anos de serviços prestados à sociedade Capixaba no comportamento EXCEPCIONAL, sendo homenageado várias vezes como destaque operacional do 6º Batalhão e também como destaque operacional da Polícia Militar. Foi agraciado com as medalhas Alferes Tiradentes e Medalha Vasco Fernando Coutinho.

A Racius Krugel da Silva; Sargento Krugel ingressou nas fileiras da Polícia Militar em 2009, motivado a fazer parte de uma instituição que proporcionasse crescimento profissional e pessoal.

Concluiu o curso de formação de soldados em abril do ano seguinte, foi voluntário a servir na região da Grande São Pedro, em Vitória, no Projeto Território de Paz, onde esteve por dois anos. Também no mês de abril, porém do ano de 2012, permutou para o Sexto Batalhão, para servir na cidade da Serra.

A Sérgio Luiz Anechini; Major Anechini ingressou na Policia Militar em 1995 no Curso de Formação de Oficiais, hoje, ocupa o posto de Major e comanda a 8ª Companhia Independente da Polícia Militar, responsável pelos municípios de Santa Teresa, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, São Roque do Canaã, Itarana e Itaguaçu.

A Wagner Guimarães Rocha; Cabo Guimarães prestou concurso para o Curso de Formação de Soldado em 2002 e ingressou na Polícia Militar em julho de 2004. Trabalhou no Batalhão de Missões Especiais na extinta Companhia Tático Motorizada. Possui centenas de elogios operacionais, nenhuma punição ou sanção. Recentemente foi transferido por necessidade de serviço para o 13° Batalhão da PM em São Mateus, estando atualmente lotado na quinta Cia, em Jaguaré.

A Iro Antônio Novaes de Sousa; Sargento Iro, nascido na cidade de Campos – RJ. Casado, pai de uma filha, ingressou na carreira militar no ano de 1989. Hoje com 27 anos de Polícia Militar, segue mantendo sua conduta excepcional em sua ficha funcional. Atualmente lotado na Terceira Cia do Sexto Batalhão, trabalha na Rádio Patrulha, onde desenvolve um bom serviço para atender melhor a sociedade serrana.

A Júlio César Silva, representado pelo filho Weller Ronald Langa Silva; Casado há vinte e nove anos, pai de um casal de filhos.

Entrou na Polícia Militar do Estado em julho de 1988. Foi duas vezes destaque operacional do Sexto Batalhão da Polícia Militar, sendo que uma vez destaque.

A Aldevaneo Barbosa Pimentel; Sargento Pimentel, incorporado na Polícia Militar do Estado em 1996, trabalhou na Primeira Companhia Independente, hoje Décimo Batalhão. Formou-se no Curso de Formação de Sargento, com término no último dia 12 de abril. Trabalha atualmente na Décima quarta companhia Independente em Feu Rosa.

A Anderson dos Santos; Tenente Anderson, é graduado em Ciências Contábeis pela UFES.

Segundo Tenente da Polícia Militar entrou na PM aos 18 anos, aprovado no concurso de sargentos. Está há 23 anos e 8 meses na PM e desde a formação atua no 6º Batalhão, em Serra.

Em sua carreira se dedicou às atividades operacionais do batalhão, possuindo dezenas de elogios em sua ficha, foi destaque operacional do batalhão diversas vezes, possui o título de cidadão serrano, dado por esta Casa de Leis, em reconhecimento pelos serviços prestados à comunidade de Serra. É presidente da associação do sexto Batalhão e trabalha como comandante do policiamento do município.

Após as homenagens, o Vereador Cabo Porto concedeu o uso da palavra ao Cabo Guimarães, que em seu breve discurso falou da importância da Polícia Militar para todos os cidadãos. “A minha família precisa dos Senhores e a família dos Senhores precisa de mim”, encerrou.

A solenidade foi finalizada ao som de “Parabéns a Você”, entoada pela Banda da Polícia Militar.

 

Rodrigo Da Costha – Assessoria de imprensa

Vereador Cabo Porto

27-99825-0331

 

FanPage Câmara Municipal da Serra - ES

Luciene Costa - Assessora de Comunicação da Câmara Municipal da Serra 

(27)  99947-3645   

[email protected] 

Sessões Ordinárias: segunda e Quarta-feira a partir das 16 horas  

 

 

Câmara Municipal da Serra

Rua Major Pissara, 245, Centro - Serra/ES
CEP: 29176-020

TEL: (27) 3251-8300

[email protected]


Atendimento ao Público

Horário de funcionamento da Câmara: 7h às 18h
Sessão Plenárias: Segundas e Quartas-feiras
a partir das 16:00h.

Localização

Copyright © Câmara Municipal da Serra. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.