Projeto Câmara Escola recebe alunos do Colégio Americano

16 de maio de 2017 às 00h00.

Com olhinhos atentos e perguntas na ponta da língua 45 alunos do Colégio Americano passaram a manhã desta terça-feira (16) na Câmara Municipal da Serra.

Eles estavam acompanhados pela professora Lisandra e a Coordenadora Barbara. A Presidenta Neidia Maura Pimentel (PSD) e o vereador Guto Lozenzoni (PP) tiraram várias dúvidas, sobre o funcionamento desta Casa de Leis e todas as perguntas foram respondidas.

O Procurador Geral da Câmara Renato Gasparini explanou sobre as normas de funcionamento da Câmara e da importância de ter a visita de estudantes nesta Casa de Leis.

 

Clique na foto para ver as outras...

A Presidenta Neidia, que já está em seu quarto mandato, sendo a primeira mulher com dois, na presidência da Câmara. “Agradeço a presença dos alunos e os convido a participarem de uma das Sessões Solenes, que aqui acontece”.  

Entre diversos questionamentos, a aluna Clara Bimbato quis saber sobre o desafio de ser mulher e presidente de uma Câmara. A presidente elogiou a pergunta da aluna e disse que é satisfatório, apesar dos grandes desafios do dia a dia.  

O vereador Guto completou respondendo a todos os questionamentos feitos. Os alunos que vieram preparados e cheios de dúvidas. Ele deixou uma reflexão para os jovens. “Vocês são alunos, são formadores de opinião, nos dias de hoje, falam se muito da política, que os políticos são corruptos. Mas, tem corrupção em qualquer profissão. A corrupção vem de cada cidadão. É no furar de uma fila, encontrar um dinheiro e não devolver, é em um troco que recebemos a mais... se cada um fizer a sua parte bem feita, com ética e moralidade aí sim que é a diferença”.

Representando o vereador Cabo Porto, sua assessora Nancy Ibañez, frisa a fala do vereador: "Para se combater a criminalidade e só fortalecer a educação. A escola dentro da Câmara de vereadores é um passo importante para se fortalecer o conhecimento”. 

A Professora de História Lisandra Costa explica que seus alunos estão estudando sobre, Iluminismo e Revolução Francesa. “Vejo como grande importância trazer os alunos para participar e ver de perto como funciona uma câmara de vereadores, a prefeitura... É como juntar a história com os dias atuais”.

 

Escola na Câmara desperta interesse de estudantes pela política

O Projeto Escola na Câmara nasceu da necessidade de se abrir o Legislativo para as escolas do município, com foco em disciplinas como História, Sociologia e Ética, por exemplo.
Observa-se que alguns temas de disciplinas apresentadas em sala de aula necessitam do contato com a realidade, no caso da formação política do cidadão, e essa aproximação com a Câmara de Vereadores, seus integrantes e o funcionamento da mesma.

O Projeto Câmara Escola

Na Câmara, os estudantes assistem a uma palestra sobre o funcionamento do Poder Legislativo, suas atribuições e conhecem a ligação entre o trabalho desenvolvido pelos parlamentares e o dia a dia de cada cidadão. O espaço é aberto para perguntas e dúvidas dos alunos.

Além da palestra, “O Projeto Escola na Câmara” consiste também em uma visita às instalações administrativas, integrada a atividades pedagógicas com especialistas da Casa. Ele é dirigido a alunos do ensino fundamental, médio e técnico das escolas da rede de ensino pública e particular, com o objetivo de capacitar para a consciência crítica e para a participação no processo político-democrático.

 Câmara Escola

Para ampliar ainda mais a capacitação da consciência crítica e a participação no processo político dos jovens, a Câmara também realiza palestras na escola para os alunos do ensino médio e técnico do município.

Este é um projeto versátil, onde a Câmara pode ir até a Escola e realizar a palestra nas salas de aula, lembrando que este molde é voltado para estudantes do ensino médio e técnico.

 Como participar

As escolas interessadas em participar do projeto podem entrar em contato com o setor de Comunicação da Câmara através do telefone (27) 3251-8300 ramal 1120/1121 ou do e-mail [email protected] para o agendamento de uma visita.

 Outras informações

O Escola na Câmara, cada escola pode agendar até 70 alunos por visita;

Para palestras realizadas na escola, Câmara Escola, não há restrição de quantificação de alunos por parte da Câmara;

Os horários disponíveis para visitação são de 09h as 11h e 14h as 16h.

 

Sessões na Câmara Municipal da Serra todas as segundas e quartas-feiras às 16 horas 

FanPage Câmara Municipal da Serra - ES

Luciene Costa - Assessora de Comunicação da Câmara Municipal da Serra 

(27)  99947-3645   

[email protected] 

 

 

 

 

 

Câmara Municipal da Serra

Rua Major Pissara, 245, Centro - Serra/ES
CEP: 29176-020

TEL: (27) 3251-8300

[email protected]


Atendimento ao Público

Horário de funcionamento da Câmara: 7h às 18h
Sessão Plenárias: Segundas e Quartas-feiras
a partir das 16:00h.

Localização

Copyright © Câmara Municipal da Serra. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.