Vereador Xambinho (REDE), protocola Projeto de Lei que Institui o Programa Municipal de Coleta e Reciclagem de Óleos e Gorduras Usadas de Origem Animal e Vegetal

O PL tem como objetivo de dispor sobre medidas de reaproveitamento a fim de minimizar os impactos ambientais que seu despejo inadequado pode causar ao meio ambiente.

26 de julho de 2017 às 00h00.

O Vereador Alexandre Xambinho (REDE), protocolou no dia (25/07), o Projeto de Lei de número 180/2017, que institui o Programa Municipal de Coleta e Reciclagem de Óleos e Gorduras Usadas de Origem Animal e Vegetal, estabelece a proibição do descarte dos mesmos na rede coletora de esgoto e águas pluviais, no âmbito do Município da Serra.

A Instituição do Programa Municipal Reciclagem de Óleos e Gorduras Usadas de Origem Vegetal e Animal de uso culinário e seus resíduos, tem com o objetivo de dispor sobre medidas de reaproveitamento a fim de minimizar os impactos ambientais que seu despejo inadequado pode causar ao meio ambiente.

O óleo de cozinha usado é um dos resíduos gerados em toda as casas, e especialmente em bares, restaurantes e lanchonetes, sendo prejudicial ao meio ambiente, pois suas características químicas não permitem sua dissolução em água. Além do impacto ambiental, existe também o impacto econômico porque quando o óleo é constantemente jogado na pia (rede de esgoto), causando entupimentos, havendo a necessidade do uso de produtos químicos tóxicos para a solução do problema, caso não haja a desobstrução os efeitos das enchentes são maximizados.

Para evitar que estes resíduos sejam lançados diretamente na rede de esgoto o gerador deve preocupar-se com o recolhimento e destinação desse resíduo, encaminhando-o preferencialmente para a reciclagem, onde poderá ser reaproveitado como por exemplo dentro produção de resinas para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e biodiesel.

A matéria é referente à requerimento de projeto de lei ainda irá passar em plenário, primeiro para leitura em expediente, depois será votada e segue para sansão ou veto do prefeito.

 

Texto: Júnior Ferreira - Assessoria de Parlamentar

Gabinete do Vereador Alexandre Xambinho (REDE) - (27) 3251-8330

 

Luciene Costa - Assessora de Comunicação da Câmara Municipal da Serra 

(27)  99947-3645   

[email protected]

Horário de funcionamento da Câmara: 
8h às 18h 

Dia e horário temporário das Sessões Plenárias: 

Segundas e quartas de 16h às 19h.

FanPage Câmara Municipal da Serra - ES 

Câmara Municipal da Serra

Rua Major Pissara, 245, Centro - Serra/ES
CEP: 29176-020

TEL: (27) 3251-8300

[email protected]


Atendimento ao Público

Horário de funcionamento da Câmara: 7h às 18h
Sessão Plenárias: Segundas e Quartas-feiras
a partir das 16:00h.

Localização

Copyright © Câmara Municipal da Serra. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.