Comissão Especial de acompanhamento e fiscalização das obras da BR 101 se reúne com representantes da Eco 101

24 de novembro de 2017 às 00h00.

A Comissão Especial de acompanhamento e fiscalização das obras da BR 101, que é composta pelos vereadores, o Presidente Ailton Rodrigues de Siqueira, a Secretária Quélcia Mara Fraga Gonçalves, o Relator Jucelio Nascimento Porto, o Membro Wellington Batista Guizolfe e do Membro Adilson Maria da Silva se reuniu nesta quinta-feira (23) com representantes da concessionária. As pautas foram os acidentes que acontecem na BR 101, além da retirada dos radares do trecho, que é de concessão da empresa. Caio Barros, Coordenador de Sustentabilidade, Marco Martins, Assessoria de Comunicação representaram a Eco 101.

Os vereadores pautaram a conversa baseada na retirada dos radares no trecho que compreende, Nova Carapina e Campinho da Serra, trecho este que acontecem muitos acidentes. Ao ser cobrada pelos vereadores, a Eco 101 informou que o trecho em questão não faz parte da concessão e que os vereadores deveriam procurar a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e que oficializem um documento ao órgão, para que sejam tomadas providências junto aos responsáveis.

Enquanto esse documento não é oficializado, a Eco 101 sugeriu que os vereadores procurem a PRF para que possam ser feitas operações com radares de mão, no trecho em problemático. A empresa informou também que, foi pega de surpresa dessa retirada e que tem até 150 dias para realizar uma nova contratação.

Na terça-feira (28), segundos os representantes da Eco 101, a empresa vai assinar um contrato para contratação de radares, num total de 20 radares divididos em 476 km de concessão da BR 101.

Cabo Porto protocolou em fevereiro para que a Eco 101 instalasse, na região entre Campinho da Serra e Nova Carapina, uma barreira de concreto dividindo a pista e disse que se o pedido tivesse sido atendido, acidentes graves, inclusive com mortes poderiam ter sido evitados. “Não podemos mais ficar parados e vendo acidentes graves acontecer ali e vamos procurar os órgãos responsáveis, que seja a ANTT ou DNIT-ES”, afirmou o vereador.

Outro tema abordado foi a duplicação da BR 101 e a concessionária respondeu que, muitas obras não foram feitas no trecho que é de sua responsabilidade pois, eles não tem liberação ambiental da Prefeitura e também por brigas judiciais, por conta de desapropriações, o que acaba tornando o processo ainda mais lento. Sendo assim, não pode duplicar os 50% da rodovia até 2019.

A partir dessa terça-feira (28), a PRF vai começar a multar infrações de trânsito à distância, com câmeras instaladas nas cabines instaladas na Serra. Isso poderá diminuir os acidentes e infrações, pois as câmeras tem zoom de até 3km, o que irá facilitar o trabalho da Polícia Rodoviária.

A Eco 101 se mostrou ansiosa pelo término do Contorno Mestre Álvaro, pois assim, vai reduzir os acidentes na BR 101. “Esperamos que com todas essas obras, os acidentes diminuam, pois é responsabilidade de todos as vidas das pessoas que trafegam pela BR”, finaliza o vereador Cabo Porto.

Rodrigo Da Costha – Assessoria de Imprensa Vereador Cabo Porto - 27-99825-0331

Luciene Costa  - Assessora de Comunicação da Câmara Municipal da Serra

(27)  99947-3645

Horário de funcionamento da Câmara:

Dia e horário temporário das Sessões Plenárias:

Segundas e quartas de 16h às 19h.

FanPage Câmara Municipal da Serra - ES