Assessores recebem treinamento para câmara sem papel

20 de dezembro de 2017 às 00h00.

A Câmara da Serra deve operar 100% ‘sem papel’ a partir de 2018. Este é o objetivo da Presidenta Neidia Maura Pimentel juntamente com os vereadores da Câmara Municipal da Serra.

A intenção é que toda a tramitação do processo legislativo ocorra por meio eletrônico. A mudança vai começar de forma gradual a partir da volta do recesso, em fevereiro. Na tarde desta quarta-feira (20), a empresa contratada para a informatização da câmara realizou o treinamento com os vereadores e assessores.

Desde o início do ano de 2017, a Câmara Municipal da Serra já vem adotando tablet's, entre outros recursos para a atualização diária do site eletrônico. A partir de fevereiro no retorno do recesso, os vereadores receberão a certificação digital, assinatura eletrônica que garante autenticidade ao documento e permite a tramitação entre setores.

Para a Presidenta Neidia isso ainda não era suficiente, pois havia a necessidade de impressão de documentos e encaminhamento para cada gabinete. “Porque não um software que impulsionasse tudo isso? Todos os gabinetes têm computador, internet, e os vereadores podem ter uma assinatura eletrônica, então vamos poupar tempo e papel, usando a tecnologia a favor e ainda preservar o meio ambiente”.

A partir do dia 2 de fevereiro, todo o processo legislativo será protocolado pelo sistema eletrônico. Ainda assim, durante alguns meses a tramitação será paralela, contemplando tanto o documento físico, em papel, quanto o sistema digital.

Atualmente, é possível consultar a tramitação de leis na página da Câmara na internet, www.camaraserra.es.gov.br, seção ‘Processo Legislativo’.

A diferença é que com a implantação do sistema digital a tramitação do processo passa a ser integralmente pelo computador, eliminando o uso de insumos.

O processo de adaptação é gradual, todos os setores estão sendo informados sobre o treinamento do sistema digital, que já está sendo feito durante esta semana.

Também durante esta semana, os vereadores deverão comparecer ao setor Legislativo para obter a certificação digital, assinatura eletrônica que garante autenticidade ao documento e permite a tramitação entre setores.

 

Luciene Costa  - Assessora de Comunicação da Câmara Municipal da Serra

(27)  99947-3645  

[email protected]

Horário de funcionamento da Câmara:

8h às 18h

Dia e horário das Sessões Plenárias:

Segundas e quartas de 16h às 19h.

FanPage Câmara Municipal da Serra - ES

Câmara Municipal da Serra

Rua Major Pissara, 245, Centro - Serra/ES
CEP: 29176-020

TEL: (27) 3251-8300

[email protected]


Atendimento ao Público

Horário de funcionamento da Câmara: 7h às 18h
Sessão Plenárias: Segundas e Quartas-feiras
a partir das 16:00h.

Localização

Copyright © Câmara Municipal da Serra. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.