Novo coronavírus (Covid-19) já fez cinco vítimas fatais na Serra

13 de abril de 2020 às 00h00.

Dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) apontam que, até esta segunda-feira (13), cinco moradores da Serra morreram vítimas do novo coronavirus (Covid-19). Entre as vítimas está um servidor da Prefeitura Municipal, de 37 anos, que integrava a equipe de trabalho da Secretaria da Fazenda. O município registra ainda 97 casos confirmados, 402 descartados e 386 suspeitos.

Ainda de acordo com a Sesa, em todo o Estado são 430 casos confirmados, sendo que, destes, 41 pacientes já estão curados, 308 estão em isolamento residencial e 67 estão internados, sendo 44 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). No Espírito Santo já foram registrados 14 óbitos.

A Sesa divulgou ainda os bairros onde foram registrados casos de coronavírus no Estado. Colina de Laranjeiras é o bairro com mais casos na Serra, 8, seguido por Morada de Laranjeiras, com 6 casos confirmados. Confira no final desta matéria a distribuição dos casos confirmados da Covid-19 na Serra.

Panorama no Brasil
O número de casos confirmados de coronavírus no Brasil é de 22.169 e 1.223 óbitos, representando uma taxa de letalidade da doença no Brasil de 5,5%. Os números estão consolidados com as informações que foram repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde ao Ministério da Saúde até às 14h deste domingo (12). Apenas o estado de Tocantins não tem, até o momento, nenhum óbito pela doença, mas também registra casos confirmados, assim como os demais estados brasileiros.

Você pode prevenir o contágio do coronavírus adotando medidas como:
- Lavar as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.
- Evitar aglomerações se estiver doente.
- Cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
- Manter os ambientes bem ventilados.
- Não compartilhar objetos pessoais.

Máscaras caseiras podem ajudar na prevenção
De acordo com o Ministério da Saúde do Brasil, as máscaras de pano podem ser um grande aliado no combate à propagação do coronavírus no país. Para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações: ter pelo menos duas camadas de pano, ou seja dupla face e ser individual, ou seja, não pode ser dividida com ninguém. As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente. O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

Distribuição dos casos confirmados da Covid-19 na Serra:

Fonte: Sesa/ES

ALTEROSAS