Serrana Judith Leão Castello marcou seu nome na história política do Espírito Santo

08 de março de 2021 às 00h00.

Sabemos que ainda é baixa a representatividade da mulher na política. Mas, todos os avanços conquistados neste sentido se devem à mulheres como a serrana Judith Leão Castello, que com coragem, bravura e determinação marcou seu nome na história política do Espírito Santo.

Nascida em 31 de agosto de 1898, a serrana iniciou sua vida política, no sentido estrito, em 1933. Jornalista, professora e escritora, apoiou o movimento revolucionário constitucionalista de São Paulo e, em 1934, candidatou-se ao cargo de Deputada Estadual, na qualidade de candidata avulsa, uma vez que dispensava legenda partidária, conforme a legislação vigente. Tal atitude se justificava pelo fato de discordar da então política estadual em vigor, à época sob orientação da Interventoria. Foi a única mulher a tomar posse na cadeira de Deputada Estadual do Espírito Santo, eleita com 1.170, em 29 de março de 1947. Assumiu o mandato na Assembleia Constituinte, pelo Partido Social Democrático (PSD), onde exercia o cargo de primeira-secretária. A partir daí, foi deputada estadual por quatro legislaturas consecutivas.

Educadora desde cedo, lecionou durante 40 anos no Ginásio São Vicente de Paulo, em Vitória, onde teve como alunos o ex-Senador João Calmon e o jurista capixaba Clóvis Ramalhete, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal. E, como parlamentar, continuou sua luta em benefício do professorado, tendo exercido, ininterruptamente, a função de presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, além de apresentar vários projetos ligados à Educação.

Inspiração
Múltipla, Judith Leão Castello também escrevia, periodicamente, artigos para o jornal "Diário da Manhã" e para as revistas "Vida Capixaba", "Canaã", "Revista do DSP", "Revista da Educação", quase todas editadas pelo Estado do Espírito Santo. Publicou, ainda, crônicas e relatos da vida social do município da Serra, no Jornal "A Gazeta", onde pôde valorizar o espírito comunitário, o senso de religiosidade local e tecer comentários históricos acerca de sua gente. Em 1980, por fim, publicou o livro "Presença", uma coletânea de vários trabalhos e crônicas, que de certa forma sintetiza muitas das discussões que permearam a sua vida. Esse livro foi doado à Igreja a fim de que esta conseguisse auferir recursos destinados aos pobres.

Em 1949, fundou e tornou-se a primeira Presidente da Academia Feminina de Letras do Estado do Espírito Santo. No mesmo ano ingressou na Associação Espírito-Santense de Imprensa (AEI), matrícula 109. Além disso, foi membro do Instituto Histórico e Geográfico do Estado do Espírito Santo e membro da Academia Anapolina de Filosofia, Ciências e Letras de Goiás.

A serrana faleceu no dia 23 de março de 1982, no Rio de Janeiro.

Homenagem
Mulher inspiradora, Judith ganhou inúmeras homenagens pelo seu legado. Por ter prestado serviço relevante à sociedade, foi escolhida para dar nome ao prédio administrativo da Câmara Municipal da Serra.