Tribuna Livre: a importância do posto de trabalho dos cobradores de ônibus em pauta

08 de julho de 2021 às 00h00.

Meire Manuela Gomes, cobradora do sistema rodoviário na Grande Vitória, usou a Tribuna Livre, espaço democrático aberto para uso dos cidadãos, para falar sobre a importância da sua classe de trabalho. Ela esteve na Câmara Municipal da Serra a convite do vereador Jefinho do Balneário.

De acordo com a oradora, os chefes de família, que compõem um grupo de mais de quatro mil profissionais empregados no sistema, passam por um momento preocupante e constrangedor, já que, segundo ela, em 2019 foi homologado um acordo que garantiria os postos de trabalhos dos cobradores após a implantação dos veículos com o sistema de ar condicionado. “Contudo, com o início da pandemia coronavírus em 2020, os contratos foram suspensos, homologou-se um novo acordo, que garantiria os empregos e um novo posto de trabalho, encerrado em 31 de dezembro”, declarou. Nesse sentido, os cobradores deveriam ter retornado ao trabalho em primeiro de janeiro de 2021, no entanto, esses retornos não ocorreram devido a um decreto do governo do Estado, e os contratos permanecem suspensos há 14 meses.

Demissões

A cobradora enfatizou ainda que através do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), aberto durante a suspensão dos contratos, foi oferecido um ticket por três meses e o plano de saúde. “Contudo, retirava a estabilidade da manutenção dos salários, de 20 meses”, afirmou. A profissional declarou que as demissões ocorreram de acordo com o PDI e apontou uma empresa que demitiu 126 cobradores sem o PDI, sem os seus direitos garantidos. Revelou ainda que a Medida Provisória Nº 936, foi criada para garantir o posto de trabalho, emprego e renda do cidadão, mas que, com a suspensão do contrato, mais de 2 mil cobradores foram demitidos.

Meire Manuela Gomes é cobradora do sistema rodoviário na Grande Vitória

Após a fala da convidada, alguns parlamentares se manifestaram. “Quem me conhece sabe que sempre briguei por esta categoria. Não concordo com as demissões, o motorista trabalhar sem o auxílio do trocador é crime, ele trabalha estressado e o risco é muito maior. Essa é uma luta minha, sou rodoviário e clamo pela volta dos trocadores”, declarou o vereador Cleber Serrinha, que disse ainda ter interesse em convocar a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Espírito Santo (Sindirodoviários) para expor o que está acontecendo.

A vereadora Raphaela Moraes destacou que é necessário que o sindicato compre essa briga, pois, se existe um acordo com a categoria, o mesmo precisa ser cumprido. “É necessário estruturar juridicamente um processo para que o governador seja obrigado, por uma decisão judicial, a cumprir o que foi acordado”, disse. “Peço aos promotores de justiça e aos juízes que façam cumprir o acordo que foi firmado e assinado junto com a categoria”, defendeu o vereador Jefinho do Balneário. O vereador Anderson Muniz sugeriu aos deputados estaduais serranos para que chamem o Governo do Estado para um diálogo haja vista a necessidade de se manter um acordo que foi estabelecido.

Sobre a Tribuna Livre

A Tribuna Livre concede a palavra a qualquer cidadão serrano que cumpra requisitos como ser maior de 18 anos e ser eleitor e residente no município. A solicitação deve ser requerida a um vereador, com a indicação do tema proposto pelo orador. A Tribuna Livre acontece toda primeira segunda-feira de cada mês e pode receber até três oradores, com tempo de palavra de 10 minutos.

Clique aqui e assista a participação da cobradora Meire Manuela Gomes na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=Y-zKcmFFpSI