Na Serra, donos de imóveis que comprovarem geração de energia solar podem ter desconto no IPTU.

05 de julho de 2022 às 00h00.

Recentemente, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) divulgou que o Brasil atingiu a marca de um milhão de sistemas de geração de energia solar instalados em telhados, fachadas e pequenos terrenos, somando mais de 10,6 gigawatts (GW) em potência. A iniciativa é importante sobre vários aspectos, como a redução do impacto ambiental causado pelo uso de energia não renovável. Para incentivar a adesão a este tipo tecnologia, vereadores aprovaram, durante Sessão Ordinária realizada nesta segunda-feira (4) na Câmara Municipal da Serra, o PL Nº 75/2022, de autoria do vereador Professor Artur, que dispõe sobre a concessão de desconto no IPTU dos proprietários de imóveis que comprovarem geração de energia solar.

Na Sessão também foram apreciadas e aprovadas as seguintes proposições: PL N°355 /2021, de autoria do vereador Paulinho do Churrasquinho, que denomina “Rua Deci Borges” o logradouro público inominado localizado no bairro Camará; o PL Nº 36/2022, da vereadora Elcimara Loureiro, que institui a Semana e o Dia Municipal de Sensibilização e Mobilização pela Atenção e Cuidado à População em Situação de Rua e o PL Nº 78/2022, dos vereadores Wellington Alemão e Igor Élson, que autoriza a inclusão de serviços de proteção à mulher vítima de violência no site da Prefeitura Municipal da Serra.

Ainda em pauta durante a Sessão Ordinária – devidamente apreciados e aprovados a Emenda N° 22 /2022 ao PL Nº 75/2022, de autoria do vereador Professor Artur, que Altera o artigo 1º do Projeto de Lei nº 75/2022; o Projeto Indicativo N° 328 /2021, de autoria do vereador Teilton Valim, que indica ao executivo municipal a regularização fundiária de toda a extensão do bairro Cidade Pomar e o Projeto de Resolução Nº8/2021, dos vereadores Pablo Muribeca, Anderson Muniz , Igor Elson, Dr. William Miranda, Elcimara Loureiro, Prof. Rurdiney, Raphaela Moraes, Rodrigo Caçulo, Teilton Valim e Saulinho da Academia que dispõe sobre a criação de Comissão de Representação de Acompanhamento do Atendimento da Saúde na Serra.

Também em apreciação e votação o PL Nº 58/2022, do executivo municipal que altera a Lei Municipal Nº 1973, de 30 de abril de 1997, que dispõe sobre o afastamento facultativo de servidores para atender a entidade sindical. Representantes sindicais estiveram no legislativo serrano para acompanhar a votação do Projeto de Lei cujo objetivo é promover condições legais, de forma a ampliar as proporções de representatividade, mediante afastamento facultativo de servidor em exercício de suas funções, para exercício de mandato classista em entidade sindical de sua categoria profissional. O PL foi aprovado por unanimidade pelos vereadores serranos.

Setor de Comunicação
Sessões Plenárias: Segundas e quartas