Vereadores criam CPI para investigar rompimento de barragem na Serra

Com o objetivo de investigar o rompimento de uma barragem situada aos pés do Mestre Álvaro, de propriedade particular, está sendo criada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) formada pelos vereadores Pastor Ailton, Adilson de Novo Porto Canoa, Adriano Galinhão, Aécio Leite, Basílio da Saúde, Cleusa Paixão, Geraldinho PC e Fabão da Habitação. O rompimento, que aconteceu no dia 22 de novembro, causou alagamentos nos bairros Vista da Serra I e II e Planalto Serrano, causando grandes prejuízos financeiros aos moradores destes locais.

A CPI foi criada com base na denúncia feita pelo presidente da Associação de Moradores de Vista da Serra, Fabiano Esmael. A iniciativa vai apurar possíveis irregularidades na fazenda de propriedade do empresário João Falqueto. “Esta barragem rompeu e desceu para cima das casas dos moradores. Só a chuva não causaria tantos transtornos. Há pessoas que ainda tem lama dentro de casa. A pergunta que fica é quem vai se responsabilizar pelos prejuízos que estes moradores tiveram”, questionou o vereador Pastor Ailton durante Sessão Ordinária realizada nesta segunda-feira (25) na Câmara Municipal da Serra.

A CPI, que terá duração de 60 dias contados a partir da data da sua instalação, vai ser formada por três vereadores titulares que serão eleitos mediante sorteio. Exercendo a função fiscalizadora atribuída ao Poder Legislativo Municipal, os vereadores vão convocar autoridades municipais para depor e prestar esclarecimentos. "Vamos investigar, saber se tinha licença. Fiz um requerimento à Secretaria de Meio Ambiente para saber se estas licenças foram dadas, se estas inspeções eram feitas”, afirmou o vereador Pastor Ailton ainda durante a Sessão Ordinária.

Data de Publicação: quinta-feira, 28 de novembro de 2019