Empresários do setor de bares e restaurantes da Serra pedem maior flexibilização de horário de funcionamento na pandemia

19 de fevereiro de 2021 às 00h00.

De acordo com 40º Mapa de Risco Covid-19, divulgado pelo Governo do Estado e com vigência até o dia 24 de fevereiro, a Serra se mantém classificada em risco moderado para a transmissão do novo coronavírus. Com isso, bares e restaurantes do município seguem operando com horário de funcionamento reduzido -  até às 22 horas, de segunda à sábado e até às 16 horas no domingo - o que vem gerando descontentamento aos empresários do setor. Essa foi a principal pauta de uma reunião que aconteceu nesta quinta-feira (18), na Câmara Municipal da Serra.

Empresários do setor foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal da Serra, Rodrigo Caldeira e demais vereadores e solicitaram ajuda para que os parlamentares levem suas reinvindicações ao executivo e que, juntos, unam forças para interceder junto ao Governo do Estado. “Sabemos que é um Decreto Estadual mas queremos uma empatia do município em relação ao nosso setor. Passamos um ano complicado, com muitos estabelecimentos fechados”, relatou o empresário George Regis. Ele destacou que o horário de funcionamento atual é muito complicado, pois a cultura do público local é de ir para os bares após às 21 horas.

George Regis destacou que medidas de segurança já foram tomadas, como o distanciamento de mesas e redução de público. “É injusto apenas a nossa classe ser penalizada. Viemos até os vereadores para pedir socorro”, declarou.

O empresário Bruno Pereira de Oliveira afirmou que em 2020 o setor ficou sem trabalhar por sete meses, sendo um dos primeiros a baixar as portas e um dos últimos a retomar suas atividades. “Dispensamos nossa equipe de trabalho, muitos colegas fecharam suas empresas e agora, novamente, estamos passando por momentos de dificuldade. Pagamos impostos, geramos empregos e precisamos desse olhar mais cuidadoso para o nosso setor”, disse.

O presidente Rodrigo Caldeira enfatizou que a Casa de Leis Serrana levará a pauta às autoridades competentes. “Recebemos as reinvindicações dos empresários e entendemos que a realidade deles está, de fato, prejudicada pela pandemia. Essa é uma iniciativa urgente, pois muitas famílias dependem deste setor para garantir os seus empregos”, destacou. Os vereadores definiram que vão protocolar um ofício destinado ao Governo do Estado e também ao Centro de Comando e Controle (CCC) solicitando a expansão no horário de funcionamento dos bares e restaurantes na Serra de, pelo menos, até às 24 horas.

Participaram da reunião representantes do Corpo de Bombeiros, da Prefeitura Municipal da Serra, além dos vereadores Wellington Alemão, Professor Artur, Sérgio Peixoto e Teilton Valim.

Setor de Comunicação
Sessões Plenárias: Segundas e quartas