COMÉRCIO - CÂMARA MUNICIPAL DA SERRA - ES

Câmara Municipal da Serra

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

COMÉRCIO

As atividades de comércio no município são ainda pouco desenvolvidas considerando-se o seu potencial de consumo atual e de expansão nos próximos anos.

O município ainda é carente de organização mais avançada do comércio varejista. O que se desenvolveu de forma mais abrangente é o pequeno comércio de bairro. As grandes lojas de departamentos, supermercados, hipermercados, shopping centers, revenda de automóveis e de peças, etc, que buscam atender a um mercado mais abrangente de âmbito regional/metropolitano, só começaram a ser implantados na Serra nos últimos anos. Não há ainda devidamente caracterizada uma região de concentração comercial varejista. Na região de Laranjeiras, especialmente ao longo das Av. Civit e Noite-Sul, começa a se esboçar certa especialização em comércio e serviços. A população local se ressente desse relativamente pequeno desenvolvimento do comércio varejista, pois, além de oferta insuficiente de bens, ocorrem também preços mais elevados que a média de um mercado mais competitivo. Do ponto de vista econômico mais geral, parte da demanda local acaba sendo direcionada e atendida pelo comércio de outros municípios, ocasionando o desvio de renda da população local.

A situação é um pouco diferente quando se trata do comércio atacadista. Nesse segmento, o município já apresenta certa especialização regional e até estadual. Embora a população serrana represente aproximadamente 10% da população estadual, o comércio atacadista do município responde por 16,7% do emprego do setor no Estado e por 18,8% do emprego da Região Metropolitana. Esses dados indicam que já há certa especialização no setor, o que se deve em grande medida à presença, em território serrano, de grandes empresas operadoras de comércio exterior, especialmente importação, que mantêm relevante rede de armazenagem e distribuição de bens voltadas para mercado regional e nacional.

Vale citar os armazéns da Coimex (Estações Aduaneiras de Interior EADI I e II), Logivix, Eximbiz, Murundu, Atlantic Venner, Perdigão, Indústrias de cimento, Exportadoras de café, Distribuidoras de veículos, etc.

FONTE: Planejamento Estratégico da Cidade - AGENDA 21

Endereço:
Rua Major Pissarra, 245, Centro - Serra/ES - 29176-020

Telefone: (27) 3251-8300
E-mail: comunicacao@camaraserra.es.gov.br

Horário de funcionamento da Câmara:
8h às 18h

Dia e horário das Sessões Plenárias:
Segundas e Quartas de 16h às 19h

Copyright © Câmara Municipal da Serra. Todos os direitos reservados.