No segmento de serviços, encontramos situação semelhante à verificada no de comércio, ou seja, a oferta de serviços pessoais é relativamente atrofiada, enquanto a oferta de serviços de apoio às atividades econômicas encontra-se mais desenvolvida.
No primeiro caso, cabe citar os serviços de educação, saúde, financeiros, manutenção de veículos automotores, serviços de informática e telecomunicações, abastecimento d'água e coleta/tratamento de esgoto, etc.
Esses serviços tiveram sua oferta expandida nos últimos anos, mas são ainda insuficientes em termos de abrangência e apresentam duvidoso padrão de qualidade. Há um campo de crescimento extraordinário para esses serviços.
Os serviços de apoio à atividade econômica apresentam melhor estruturação, como é ocaso de aluguel de veículos, armazenagem e logística de transportes. Os serviços mais especificamente voltados para o apoio ao comércio exterior tiveram um impulso significativo a partir do incremento das operações do FUNDAP em meados da década de noventa, mas encontram-se em processo de reestruturação tendo em vista a redução das operações de importação ocorrida a partir de 1999. Acredita-se que a experiência acumulada e a estrutura implantada nesses segmentos possam ser utilizadas para fornecer serviços de apoio ao emergente setor de petróleo e gás natural.
FONTE: Planejamento Estratégico da Cidade - AGENDA 21
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais
Horário de funcionamento da Câmara: 7h às 18h
(27) 3251-8300
Segundas e Quartas-feiras a partir das 16:00h.
ouvidoria@camaraserra.es.gov.br
Rua Major Pissara, 245, Centro - Serra/ES - 29176-020