Março lilás, amarelo e azul-marinho: mês de conscientização e prevenção

Uma aliança pela vida: a importância da mobilização contra três inimigos silenciosos

01 de março de 2024 às 00h00.

No mês de março, cores específicas ganham destaque em campanhas de conscientização e prevenção contra três tipos doenças que afetam significativamente a saúde da população: o Câncer de Colo de Útero, a Endometriose e o Câncer Colorretal.

O Câncer de Colo de Útero

Embora seja altamente prevenível, ainda representa uma ameaça à saúde feminina em muitas regiões do mundo. Por meio de exames regulares e vacinação contra o HPV, é possível reduzir drasticamente a incidência e mortalidade associadas a essa doença.

Endometriose

É uma condição dolorosa que afeta milhões de mulheres em todo o mundo, muitas vezes passando despercebida e sem diagnóstico precoce, o que ressalta a importância de ampliar a conscientização e o acesso ao tratamento.

Câncer Colorretal

Embora afete tanto homens quanto mulheres, é frequentemente evitável com a adoção de hábitos saudáveis, incluindo uma dieta balanceada, prática regular de exercícios físicos e exames de rastreamento. A detecção precoce desempenha um papel fundamental na eficácia do tratamento e na melhoria dos resultados para os pacientes.

Ao abraçar o Março Lilás, Amarelo e Azul-Marinho, a Câmara Municipal da Serra não apenas evidencia a importância da prevenção dessas doenças, mas também fortalece a conexão entre a comunidade e os serviços de saúde. O engajamento de todos é essencial para construir uma rede de apoio sólida, capaz de enfrentar esses desafios de saúde pública. A união de esforços é o caminho para transformar Março em um mês de esperança, solidariedade e cuidado.